ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

World Coffee Research lança catálogo com informações sobre 47 variedades de café canéfora

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Citando a crescente demanda pelo café canéfora no mercado global, a organização sem fins lucrativos World Coffee Research lançou o Catálogo de Variedades do Robusta. Disponível on-line gratuitamente em inglês e espanhol, o material apresenta 47 variedades diferentes da espécie canéfora. 

O lançamento acontece quase sete anos depois que a WCR publicou seu inovador Catálogo de Variedades de Café Arábica. Agora publicados lado a lado, ambos os catálogos são projetados como ferramentas gratuitas para uso de agricultores ou profissionais que auxiliam no plantio. Como a WCR destacou, a vida de um cafeeiro normalmente dura décadas, o que significa que todas as decisões de plantio têm consequências de longo prazo.

“Desde a nossa fundação, há mais de dez anos, a WCR tem trabalhado para capacitar os agricultores, disponibilizando ferramentas que auxiliem na escolha das variedades certas para suas fazendas e seus mercados. E, agora que o canéfora compreende 40% do café produzido e comercializado globalmente, vimos a necessidade de apoiar os agricultores criando essa ferramenta”, disse a CEO da WCR, Jennifer “Vern” Long.

Uma entre as cerca de 130 espécies de café conhecidas pela humanidade, o canéfora fica ao lado do arábica como uma das duas espécies cultivadas comercialmente em escala global, representando 37% das exportações globais de café verde no ano encerrado em agosto de 2022, de acordo com estatísticas da Organização Internacional do Café (OIC), que afirmou que o canéfora será responsável por 40-45% da produção global na safra 2022/23.

“Até recentemente, o arábica dominava a maior parte do mercado de café, devido às preferências pela qualidade de sua bebida, mas vários fatores, incluindo a crescente demanda e a pressão climática para os agricultores, levaram à expansão na produção de robusta”, afirmou a WCR.

O Catálogo de Variedades do Robusta inclui variedades que estão sendo cultivadas atualmente em países produtores de café, como Vietnã, Brasil, Indonésia, Uganda e México. O guia mostra mais de 20 variáveis em cada perfil de variedade, incluindo potencial de rendimento, estatura, tamanho do grão, requisitos de nutrição da planta, suscetibilidade a pragas/doenças e muito mais.

A WCR disse que o material não pretende ser abrangente em seu número de variedades e que existem lacunas globais significativas nos dados referentes ao robusta. As 47 variedades descritas na publicação foram escolhidas por sua importância econômica, histórica, cultural ou genética.

Entre as organizações que contribuíram com dados e pesquisas para o catálogo estão: o Instituto Central de Pesquisa do Café da Índia (CCRI), o Instituto de Pesquisa do Café e Cacau da Indonésia (ICCRI), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa), o Instituto Nacional de Pesquisa do Café de Uganda (NaCORI-Uganda), o Instituto de Ciência Agroflorestal das Terras Altas Ocidentais (WASI) do Vietnã e o Centro de Pesquisa Nestlé global.

As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures