ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Webinar auxilia cafeicultores sobre problemas climáticos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/06/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

O produtor segue preocupado com as mudanças climáticas e, para auxiliá-los, o Conselho Nacional do Café (CNC) tem promovido ações pontuais, em parceria com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), para que os cafeicultores possam se planejar e serem mais assertivos na atividade.

Na última quinta-feira (2), foi realizado um webinar com o chefe do Serviço do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Francisco de Assis Diniz, que trouxe um panorama das condições climáticas atuais e as adversidades que podem ter reflexo na produção cafeeira.

O meteorologista chamou a atenção do produtor de café para duas situações que podem ocorrer a curto prazo: a chuva, em especial, de 8 a 12 de junho, que pode trazer precipitação, variando entre 40 mm e 60 mm, em algumas regiões produtoras, como o sudeste de Minas, Triângulo Mineiro, sul do Espírito Santo e Rondônia, e para ondas de frio, em julho, que poderão atingir as áreas de café.

“Para os próximos dias, vem chuva e mais frio. Mas o frio que vai chegar, agora em meados de junho, não traz condição de geada. Já para julho, não está descartada a possibilidade de massa de ar mais frio chegar até a área do café”, pontuou.

Quanto às condições de chuva, a médio e longo prazo, o especialista em clima adiantou que as precipitações devem retornar com mais intensidade em outubro nas regiões cafeeiras de Minas Gerais, Espírito Santo e Rondônia.

La Niña

Segundo o especialista, a tendência é de que o fenômeno La Niña persista com mais força nos próximos seis meses, o que contribui para a chegada de ondas de frio no sul do Brasil de uma maneira mais intensa. “Uma situação que favorece a ocorrência de frios mais tardios pela frente”, alertou.

Francisco de Assis apresentou, ainda, um estudo que mostra que nos últimos 30 anos, nos meses mais frios, como junho e julho, as temperaturas tiveram um acréscimo de 0,5°C a 1,5°C em todas as regiões do café.

Chuvas

Quanto à diferença de precipitação nas regiões do Brasil, ele observa que nos últimos 30 anos, o mês de outubro tem sido mais seco (-50 mm) no sul de Minas, Rondônia, Mogiana, Espírito Santo e sul da Bahia, com exceção no norte do Paraná, que choveu 50 mm acima do previsto.

O presidente do CNC, Silas Brasileiro, observou que o reflexo desse clima mais adverso tem sido significativo no café, com algumas lavouras, inclusive, abrindo florada fora de época. “São informações preciosas e que possibilitam ao produtor se planejar melhor”, afirmou.

Em ação recente, no final de maio, o CNC, em parceria com o Inmet, emitiu um alerta antecipando para os cafeicultores a possibilidade de geada, o que acabou se confirmando, mas sem grandes perdas no café.

O webinar está disponível no YouTube. Clique aqui para assistir. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures