Vietnã, clima e impacto na safra 24/25

Hedgepoint Global Markets analisa a atual situação climática do país e seu impacto potencial sobre a safra de café

Publicado em:

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 1

O Planalto Central do Vietnã registra, atualmente, um terço da precipitação esperada para o período. Se a situação persistir, há a possibilidade de redução do rendimento do café em 2%, quando comparado ao ciclo anterior. É o que aponta o relatório da Hedgepoint Global Markets, que analisa a atual situação climática do país e seu impacto potencial sobre a safra de café 24/25. 

A relação entre precipitação e produtividade é especialmente importante no mês de abril, pois marca o início da estação chuvosa que vai definir a produção do ano, e que deve aumentar nos meses seguintes, compreendendo as fases de florada e enchimento dos frutos.

Se a tendência atual continuar, ou seja, um cenário de chuvas inconsistentes, a safra 24/25 pode ser ameaçada. Apesar da situação preocupante, há expectativas de melhora nas próximas duas semanas, o que pode favorecer a recuperação dos cafezais. O acompanhamento contínuo das condições de chuva é fundamental, já que seu impacto é significativo nas fases cruciais de desenvolvimento das plantações de café. Os modelos de previsão de chuvas, porém, sugerem melhora nas próximas duas semanas, o que pode recuperar a situação.

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 1

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Lucas Ribeiro Souza Gadbem
LUCAS RIBEIRO SOUZA GADBEM

ALFENAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/05/2024

Acredito que o impacto pode ser ainda maior que estão quantificando, as lavouras pelo que puder ver nos vídeos estavam muito sentidas.
Michelle de Santana Silvério
MICHELLE DE SANTANA SILVÉRIO

VILA PAVÃO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/05/2024

Aqui na minha região interior do Espírito Santo, o café teve uma queda significativa de ontem pra hoje. Estava sendo comercializados 1,130 reais a saca de conilom tipi7/8, hoje até esse nojento frichoi 970 a saca. Gostaria de saber o porquê?
Lucas Ribeiro Souza Gadbem
LUCAS RIBEIRO SOUZA GADBEM

ALFENAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/05/2024

Boa Noite, Michele o café(Arábica e Conilon) se alinhou com algumas outras commodities como cacau que tiveram pontos de queda, porém o cenário do conilon pode voltar a subir, infelizmente as notícias e vídeos que chegam do Vietnã não são os melhores é isso tem um reflexo positivo para o Brasil e os outros países produtores do Grão(Robusta).

Respondendo sua pergunta, pode ser mais especulação que o próprio mercado.