Uganda: exportação de café deve crescer em novembro

Em outubro, o país exportou 4% mais café que no mesmo mês do ano anterior, com um volume de 179.564 sacas, ultrapassando a previsão anterior de 170 mil sacas, à medida que os produtores liberaram seus estoques. No entanto, as exportações de arábica em outubro caíram 30% como resultado das fortes chuvas nas principais regiões produtoras.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os cafeicultores de Uganda continuam liberando mais estoques de café da safra de 2007/08, o que deverá aumentar as exportações do grão em novembro, disse a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (Uganda Coffee Development Authority - UCDA).

"As exportações de café em novembro estão projetadas para 250 mil sacas à medida que os produtores liberarão estoques para criar espaço para a nova safra". Esse volume é maior do que no mesmo mês da safra anterior (outubro a setembro), quando o país exportou 198.864 sacas.

Entretanto, a UCDA disse que a principal colheita de café da safra de 2008/09, nas regiões central e oriental do país, está sendo prejudicada pelas fortes chuvas, que deverão afetar a maturação e a secagem dos grãos. Os cafeicultores de Uganda começaram a estocar a colheita de 2007/08 em agosto, após uma queda nos preços globais de café, disse a UCDA. Agora, os produtores começaram a liberar os estoques à medida que começa a safra 2008/09.

Em outubro, o país exportou 4% mais café que no mesmo mês do ano anterior, com um volume de 179.564 sacas, ultrapassando a previsão anterior de 170 mil sacas, à medida que os produtores liberaram seus estoques. No entanto, as exportações de arábica em outubro caíram 30% como resultado das fortes chuvas nas principais regiões produtoras.

De acordo com a UCDA, apesar de as chuvas terem adiado a estação de comercialização da safra de 2008/09, não deverão prejudicar a produção e o país projeta um aumento na produção de café nesta safra, para 3,5 milhões de sacas, comparadas com as 3,21 milhões de sacas da estação anterior. A reportagem é do Dow Jones Newswires.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.