ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tendências no mundo: produção de café cai na Indonésia, e chuva atrasa colheita em Honduras

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/12/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Diversas fontes indicaram, no mês de dezembro, tendências interessantes na produção de café em 2024, com foco em alguns países-chave. O Relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sobre a Indonésia está entre as principais. 

O USDA estima que a produção de café na Indonésia cairá para 9,7 milhões de sacas em 2023/24, uma diminuição de 18% em relação ao ano anterior. Essa queda é atribuída a interrupções climáticas durante o desenvolvimento dos frutos, especialmente na produção de robusta. Embora o consumo interno tenha diminuído em 2022, espera-se que ele continue em 2023, influenciado pelo aumento dos preços dos combustíveis e das commodities. Esse custo mais alto pode levar os consumidores indonésios a optar por produtos de café mais acessíveis, como o café engarrafado pronto para beber (RTD). 

Quanto às exportações, o USDA revisou para baixo as previsões para a Indonésia em 2023/24, fixando-as em 5 milhões de sacas – entre abril e setembro de 2023, foram cerca de 2,5 milhões de sacas. Essa redução se deve à demanda fraca e à continuidade da alta dos preços do robusta. Mesmo o aumento das exportações para Egito e Emirados Árabes Unidos não foi suficiente para compensar a queda. Como resultado, os importadores adquiriram quase 400 mil sacas de café verde (no mesmo período) principalmente do Vietnã e do Brasil. 

Já a produção de café da Etiópia teve queda de 12% no ano comercial (encerrado em setembro), pois a seca no país reduziu a produtividade. A produção prevista é de 7,3 milhões de sacas, informou o USDA em seu relatório Coffee: World Markets and Trade. Por conta dessa produção reduzida, as exportações também caem em 19%, para 3,9 milhões de sacas. Maior produtor de café da África e quinto maior exportador de arábica do mundo, a Etiópia consome quase metade de sua produção, o que é considerado um alto consumo para um grande país produtor, segundo a USDA.

Diferentemente da Indonésia e da Etiópia, as exportações anuais de café de Honduras em novembro aumentaram, de acordo com dados preliminares do Instituto Hondurenho do Café (IHCAFE). O maior exportador da América Central alcançou 84.650 sacas exportadas, um aumento de 62,7% em comparação com 52.023 sacas, no mesmo mês, da safra de 2022-2023. Porém, elas se devem a compromissos anteriores de embarque, e não a um aumento na demanda. A colheita atual atrasou por conta das chuvas, e começou no final de dezembro. Ainda assim, Honduras planeja exportar cerca de 4.983.333 de sacas na safra de 2023-2024 (a temporada de café na América Central, que produz principalmente arábica de alta qualidade, vai de outubro a setembro).

Mais informações: 

USDA 

The Business Times

MarketScreener

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures