ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Técnico da Emater-MG desenvolve projeto de MBA para beneficiar agricultores

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/08/2023

4 MIN DE LEITURA

0
0

Em outubro de 2022, o zootecnista Manoel Simões de Barros iniciou um curso de pós-graduação em ESG, sigla que vem do inglês Environmental, Social e Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo ESG surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Banco Mundial. O objetivo foi buscar o engajamento de empresas e organizações para apresentar formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno, além de manter os melhores processos de administração.

Durante o curso de especialização, o técnico da Emater-MG teve a iniciativa de transportar os pilares do ESG para a realidade onde vive e trabalha. Como ex-agricultor familiar e extensionista da Empresa, ele convive diariamente com a dificuldade de vários produtores rurais em absorver algumas informações e tecnologias, por não terem tido a oportunidade de aprendizado nas escolas.

“São coisas simples, como somas matemáticas, cálculo percentual, regra de três, que poderiam ajudá-los na governança de sua atividade agropecuária. Quando este agricultor não tem este tipo conhecimento, geralmente a produtividade tende a cair, e ele está sempre no vermelho”, explica Manoel.

A solução encontrada pelo técnico está justamente nas salas de aula das escolas rurais. “O que eu não consigo com os agricultores, eu consigo com as crianças das escolas. Elas já contam com a infraestrutura, com os professores, com o material didático. Tudo já está lá. O aluno não tem só que absorver conhecimento, mas também participar da geração deste conhecimento. A gente espera que as escolas se tornem centro de formação comunitária, de recursos humanos e, claro, de geração de conhecimento. As crianças podem se tornar autogestoras do seu desenvolvimento”, afirma.

O extensionista explica que a ideia é levar a tecnologia com mais eficiência para o meio rural, por intermédio da educação escolar. “Queremos uma criança que leve até os pais o conhecimento que adquiriu na escola, para auxiliar nos cálculos de produção de produtividade, por exemplo”, conta.

Ele uniu as teorias da especialização em ESG a um projeto que executa na Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, com aproximadamente 200 estudantes, desde 2021. O trabalho foi apresentado como case de sucesso do curso de MBA.

Manoel de Barros conta que o seu projeto está sendo aplicado de forma mais intensa com estudantes do quinto ao nono ano. Uma das ações foi a realização de uma gincana com atividades que envolviam a área da agricultura, do turismo, do saneamento, da matemática, dentre outras.

Também foi criado um Conselho Escolar, que conta com alunos e membros do governo municipal, além da Emater-MG. Os estudantes formam maioria no conselho. “Os alunos têm a oportunidade de decidir com a gente o que vai ser feito no programa escolar. É muito interessante ver crianças de 10 ou 11 anos se posicionando, tendo a liberdade, a autoconfiança de debater com o diretor da escola. Queremos este envolvimento, que eles possam se manifestar”, explica o extensionista.

O trabalho também dá ênfase à questão ambiental. O técnico da Emater-MG lembra que é preciso trabalhar com as crianças de acordo com o espaço onde vivem. “Elas sabem muito sobre os rios que cortam o país, mas não sabem sobre o córrego que corre atrás da escola. Sem o conhecimento do local onde vivem, não tem como mudar a realidade”, alerta.

Ele conta que graças ao projeto desenvolvido na escola, os alunos recebem informação e discutem sobre a bacia hidrográfica da região e sobre as comunidades locais. Também foi uma instalada a criação de minhocas e realizados plantios de árvores frutíferas na escola e nas residências, para aumentar o vínculo entre esses dois ambientes frequentados pelos alunos.

O projeto desenvolvido pelo técnico da Emater-MG no curso de especialização ganhou destaque na Faculdade Exame e Ibmec, instituições que promovem o MBA em ESG. Manoel de Barros foi um dos quatro profissionais selecionados, entre todos os alunos do curso de especialização do país, para apresentar um case de sucesso na Revista Virtual da Exame, do mês de julho.

Ele também faz parte de um grupo de 20 alunos que se juntaram para escrever um livro sobre ESG, em diversas áreas profissionais. A previsão é que o livro seja publicado em outubro. O profissional da Emater-MG ficará responsável por redigir o capítulo “A Governança ESG na Agricultura Familiar”.

Pacto Global e a Emater

Em 2022, a Emater-MG foi a primeira empresa pública de assistência técnica e extensão rural do Brasil a aderir ao Pacto Global, criado pela ONU.

A adesão ao Pacto Global permitirá à Emater ampliar as relações institucionais, permitindo a troca de experiências, além da identificação de novos modelos de governança e oportunidades para a empresa. Ela também poderá participar de capacitações promovidas pela ONU em temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A estatal que já possui alguns programas que se enquadram aos ODS, dentro do conceito ESG, como a geração de energia limpa e renovável em suas unidades, transparência e anticorrupção, segurança alimentar e hídrica no campo, Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), dentre outras ações.

As informações são da Assessoria de Comunicação Emater-MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures