Sul de Minas: chuva de granizo destrói 400 ha de café

Na madrugada de quarta-feira uma chuva de granizo destruiu cerca de 400 hectares de café no município de Campanha, no Sul de Minas. Cerca de 35 produtores rurais tiveram prejuízos, conforme informa o engenheiro agrônomo e secretário de Agricultura de Campanha, Walter Lúcio Faria. De acordo com ele, a perda da safra na área foi total. O secretário estima que serão necessários de dois a três anos para uma recuperação completa. "As plantas já tinham florido e a chuva estragou tudo. Em vinte anos de trabalho aqui, nunca vi um estrago dessa proporção", diz.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Na madrugada de quarta-feira uma chuva de granizo destruiu cerca de 400 hectares de café no município de Campanha, no Sul de Minas. Cerca de 35 produtores rurais tiveram prejuízos, conforme informa o engenheiro agrônomo e secretário de Agricultura de Campanha, Walter Lúcio Faria.

De acordo com ele, a perda da safra na área foi total. O secretário estima que serão necessários de dois a três anos para uma recuperação completa. "As plantas já tinham florido e a chuva estragou tudo. Em vinte anos de trabalho aqui, nunca vi um estrago dessa proporção", diz.

Ainda de acordo com Faria, dos produtores atingidos, cerca de 70% possuem seguro rural pelo Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf). "Os produtores agora vão juntar os documentos comprovando o que aconteceu aqui e enviar para o Banco do Brasil para que possam renegociar os prazos da dívida rural. Os que não têm seguro, infelizmente, vão ter que arcar com os prejuízos da chuva", explica.

Segundo estimativa do especialista, a perda fica em torno de 8.000 sacas de café, tendo em vista que a produtividade da área atingida é de 20 sacas por hectare. Atualmente, a saca de café está cotada em cerca de R$ 245. Engenheiros da Emater-MG trabalham agora nas lavouras para tentar recuperar as plantações e evitar estragos piores, informou o jornal O Tempo.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.