Starbucks re-importará café para vender no Brasil

Parte das 30 mil toneladas de café em grão que a Fazenda Ipanema fornece à rede norte-americana de cafeterias Starbucks Coffee Company, será processada na Suíça e voltará ao Brasil pronta para ser consumida.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Parte das 30 mil sacas de café em grão que a Fazenda Ipanema fornece à rede norte-americana de cafeterias Starbucks Coffee Company, será processada na Suíça e voltará ao Brasil pronta para ser consumida.

A Fazenda Ipanema é, há 10 anos, a única fornecedora brasileira de café arábica da Starbucks, fornecendo cerca de 20% de sua produção anual à rede.

A rede de cafeterias, que possui 11 mil pontos comerciais distribuídos por vários lugares do mundo, chega a comprar 2 milhões de sacas de café por ano. Cerca de 60% de suas compras de grãos são provenientes da América Central, de países como Guatemala e Costa Rica.

O diretor da Fazenda Ipanema, situada no Sul de Minas Gerais, Washington Rodrigues, disse que a "interface'' que existe hoje entre a fazenda e a Starbukcs é com a sede da rede, que fica na Suíça.

"É lá que ocorre o controle de qualidade e onde ocorre a (nossa) aprovação nos últimos 10 anos", diz Rodrigues. "Vamos continuar fornecendo café para a sede", diz o executivo, que considera normal a operação da empresa de importar a matéria-prima do Brasil para voltar processada e ser consumida aqui.

Entretanto, futuramente quando estiver estabilizada no Brasil, pode ser que a cafeteria decida criar uma estrutura própria para a torrefação no país, como ocorreu em outros países. A empresa possui indústrias de torrefação nos Estados Unidos, Japão, Amsterdã e Europa.

A produção da Fazenda Ipanema, neste ano, deve atingir mais de 140 mil sacas de café, o dobro, em relação ao ano passado devido a bienalidade da safra deste ano. A expectativa é de um crescimento de 20% e 30% nos próximos dois e três anos, informou notícia de Viviane Monteiro para a Gazeta Mercantil.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.