No décimo aniversário de sua chegada ao México, a Starbucks lançará seu novo modelo de negócios "Starbucks Food Services" para atrair mais clientes com o oferecimento de café em lugares de alto fluxo de pessoas. "Esse novo conceito levará a xícara de café ou a experiência da Starbucks aos pontos de venda específicos, como hotéis ou restaurantes em operação", disse uma fonte próxima à empresa, ainda que tenha deixado claro que não implica em um serviço a domicílio.
"O catálogo de alimentos e bebidas se manterá sem variações, o que ocorrerá é uma aproximação dos produtos aos consumidores. Até agora, foram contemplados 80 pontos de venda", disse a fonte, acrescentando que em outros países já opera esse esquema.
Nos últimos cinco anos, a Starbucks se converteu na marca da Alsea com o maior crescimento no número de aberturas de restaurantes e observou um aumento de duplo dígito nas vendas a restaurantes comparáveis (aquelas com mais de um ano em operação). "Seu êxito se deve em parte por ser uma marca com grandes aspirações. Há empresas que tem competido, como a Café Punta del Cielo, mas não é a mesma coisa, não tem o capital suficiente para crescer no ritmo da Starbucks", disse a analista da Monex Casa de Bolsa, Paola Sotelo.
Em 06 de setembro, a Starbucks cumprirá 10 anos de operações no México nas mãos da Alsea, que também opera marcas como Domino's Pizza, Burger King, Chili's e, mais recentemente, Italianni's.
O diretor geral da Alsea, Fabián Gosselin, disse em junho que a companhia trabalha no lançamento de várias iniciativas, tanto em sua plataforma de alimentos como de bebidas. Esse último incluirá a introdução de uma bebida energizante e o chamado single serve (porção individual), máquina que permite preparar em casa uma xícara de café com as mesmas características do restaurante.
Em janeiro desse ano, a firma lançou um programa de lealdade através de sua etiqueta "My Statbucks Rewards" e está aumentando sua presença no mercado corporativo com a abertura de unidades dentro de escritórios de empresas, bancos, hospitais e supermercados, entre outros. Seus planos desse ano consideram contar com uma plataforma móvel que permitirá aos consumidores pagar seu café através do celular.
A Starbucks será em 2013 a marca da Alsea com maior número de estabelecimentos no México, acima da Domino's Pizza. O plano de negócios da companhia contempla mais de 500 cafeterias em 2015.
O grupo, presidido por Alberto Torrado prevê a abertura de 45 cafeterias por ano no período de 2012-2015. O potencial de crescimento dessa marca é, todavia, muito grande no país, disse Federico Tejado diretor geral da Starbucks. Ele informou que o consumo per capita de café no México é de 1,6 quilos, muito inferior aos 4 quilos que se observam em mercados similares da América Latina. A cadeia que anualmente atende 45 milhões de clientes, tem contemplados investimentos de US$ 100 milhões para esse período.
Sotelo detalha que a Starbucks aporta cerca de 29% dos rendimentos da Alsea e, para esse ano, espera que suas vendas totais aumentem em cerca de 24% comparado com as do ano passado. "Esperamos que a Starbucks seja a segunda unidade de negócios que mais contribua para o crescimento da Alsea em 2012, com cerca de 32%".
A Starbucks em dezembro de 2011 era a segunda cadeia de cafeterias do México quanto ao número de estabelecimentos e a primeira em termos de vendas, com participação de mercado de 35%. Seus produtos são focados a um público de níveis socioeconômicos A, B, C e principalmente jovens universitários e executivos cuja idade oscila entre 14 e 40 anos.
O principal competidor da Starbucks no México é a The Italian Coffee Company, com mais de 390 pontos de venda. Outros rivais diretos são a The Coffee Factory, Café Punta del Cielo, Café La Finca Sta. Veracruz, La Selva Café e Coffee House.
A reportagem é da CNNExpansión, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Starbucks chega a hotéis e restaurantes no México
No décimo aniversário de sua chegada ao México, a Starbucks lançará seu novo modelo de negócios "Starbucks Food Services" para atrair mais clientes com o oferecimento de café em lugares de alto fluxo de pessoas. "Esse novo conceito levará a xícara de café ou a experiência da Starbucks aos pontos de venda específicos, como hotéis ou restaurantes em operação", disse uma fonte próxima à empresa, ainda que tenha deixado claro que não implica em um serviço a domicílio.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!