Celso Oliveira, meteorologista da Somar: Prezado Clóvis,
Previsões mais estendidas e pouco confiáveis indicam chuvas fortes e generalizadas em Mococa a partir de 23 de setembro. Entretanto, justamente por ser pouco confiável, recomendo cautela nas tomadas de decisão. A data e a quantidade de chuva previstas irão mudar nos próximos dias. Por enquanto, há previsão de chuvas entre 23 e 25 de setembro, com acumulado em torno de 45mm.
Antes disso, registraremos chuvas isoladas na tarde desta quarta-feira e entre sexta-feira e o próximo domingo, mas o que eu gostaria mesmo de informar é sobre a previsão da primeira chuva generalizada de São Paulo prevista pelo modelo de previsão do tempo de sete dias. Pela primeira vez, neste início de período das águas, a simulação mais confiável passou a indicar chuvas em todas as localidades do estado de São Paulo.
A chance desta chuva realmente acontecer é enorme e isto deverá ser registrado na terça-feira da semana que vem. O acumulado ainda não será o desejável para produtores de café que aguardam pela florada: entre 10mm e 15mm. Mas é um bom indicativo de que aos poucos as chuvas estão voltando. A confiança aumenta com o aparecimento da precipitação na previsão de sete dias, que é bem mais confiável que o modelo de 15 dias.
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café? |
Acompanhe nosso boletim semanal
Veja a previsão quinzenal para o seu município: o CaféPoint disponibiliza previsões climáticas detalhadas para mais de 400 cidades brasileiras produtoras de café. Clique aqui
Previsão de chuvas -
mapas