Síndrome do pânico: cafeína não afeta pessoas normais
O CaféPoint consultou o Dr. Darcy Roberto Lima, coordenador do Projeto Cérebro, Café & Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre a relação da cafeína e a síndrome do pânico. De acordo com Lima, cafeína em doses altas (480 mg) não causa síndrome do pânico em pessoas normais, além de, em doses moderadas e regulares, possuir uma série de benefícios comprovados para a saúde física e mental.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O assunto em pauta foi o artigo vinculado pela mídia sobre os efeitos da cafeína para quem sofre de síndrome do pânico - pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A pesquisa avaliou diferentes grupos de pessoas antes e depois do consumo de 480 mg de cafeína. Essa quantidade é considerada elevada e, por isso, foi usada como parâmetro para avaliar a ação da cafeína em portadores de diferentes transtornos de ansiedade e depressão. Os grupos investigados tinham pânico, depressão maior, pânico com depressão maior ou nenhum transtorno mental.
O grupo de pessoas que tinha pânico, ou depressão maior associada ao pânico, apresentou mais crises após o consumo de cafeína do que o grupo com depressão maior sem pânico e o grupo controle. "Esse resultado demonstra que os pacientes com pânico, com ou sem depressão, são mais sensíveis a altas doses de cafeína que a população geral ou até mesmo que portadores de depressão maior sem pânico", disse o psiquiatra e professor Antonio Egídio Nardi (UFRJ), de acordo com a notícia.
Segundo o Dr. Darcy Roberto Lima, o artigo avaliou a cafeína isolada na dose de 480mg (meio litro de café arábica tomados de uma só vez ou quase dez espressos) em 29 pacientes com transtorno do pânico e somente 17 apresentaram o quadro enquanto que dentre 28 normais somente 2 apresentaram o quadro.
Logo, de acordo com Lima, a cafeína em dose absurda - avaliando o artigo - não causa síndrome do pânico em pessoas normais. Causou em pouco mais da metade dos pacientes com a doença, mas "café não é só cafeína".
"Café em doses moderadas e regulares possui uma série de benefícios comprovados para a saúde física e mental", enfatiza. "Muitos médicos ainda desconhecem completamente a química do café que não só cafeina"
Rodrigo Cascalles, equipe CaféPoint
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - ESTUDANTE
EM 22/12/2007
Gostaria de saber o autor deste artigo já fez algum sobre os béneficios do café.
Poliana Silveira