A Equipe CaféPoint esteve em Três Pontas/MG em evento realizado pela Nucoffee através da Syngenta e gravou diversas entrevistas com os participantes. Natália Fernandes conversou com a cafeicultora Simone Correa Miari, a respeito das dificuldades enfrentadas na produção de cafés de qualidade.
Destaques da entrevista:
"Produzo café no município de Três Pontas, na fazenda Arararas. São 150 ha de café de uma produção que vem de família."
"Agora estou buscando café de mais qualidade. Esse ano coloquei despolpador e descascador para procurar um mercado diferenciado e melhorar o preço da minha comercialização do café."
"Tenho Certifica Minas e já tive certificação UTZ, no momento eu sai exatamente porque estou buscando um café de qualidade primeiro, para depois ir para certificação novamente."
"O investimento inicial das certificações são muito altos, mas compensa porque melhora na gestão da propriedade, melhora em tudo. Mesmo que eu não fosse mexer com certificação eu iria gastar o mesmo valor para melhorar o gerenciamento da propriedade e se adequar as normas ambientais e as leis trabalhistas."
"A maior dificuldade é a parte de comercialização, justamente conseguir vender melhor o meu produto."
"Procuramos sempre um mercado melhor, diferenciar o produto com uma qualidade melhor, para vender em um preço melhor."
Como dica para os produtores...
"Sempre buscar informação, conhecimento e não parar de estudar, procurando melhorar o gerenciamento da propriedade."
Simone Correa Miari, produtora de café: a maior dificuldade é a comercialização
A Equipe CaféPoint esteve em Três Pontas/MG em evento realizado pela Nucoffee através da Syngenta e gravou diversas entrevistas com os participantes. Natália Fernandes conversou com a cafeicultora Simone Correa Miari, a respeito das dificuldades enfrentadas na produção de cafés de qualidade.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!