ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza 1° Concurso de Café Canéfora de São Paulo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/11/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Representando o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, o secretário-executivo, Francisco Matturro, esteve na APTA Regional de Adamantina, no 1° Concurso de Café Canéfora de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura.

O concurso é um marco por fomentar a produção desse tipo de café em terras paulistas. "O que está acontecendo aqui é fruto da pesquisa. Com os R$ 52 milhões de investimentos em pesquisa, feitos com recursos do Tesouro paulista nos Institutos da Secretaria, iniciativas como esta irão aumentar", ressaltou Matturro.

De acordo com Fernando Nakayama, diretor da unidade e responsável pelo evento, o café canéfora (robusta ou conilon) é uma opção sustentável de renda, principalmente para o pequeno produtor. "A Secretaria de Agricultura acredita nessa ideia, por isso, selecionamos esse material para ofertar um produto seguro para o desenvolvimento sustentável dos produtores", comentou Nakayama.

O objetivo do evento é avaliar a qualidade do produto paulista. Assim, o concurso organizado pela Secretaria recebeu 28 amostras, de 24 produtores, de 13 municípios paulistas. Segundo o diretor da APTA Regional, Daniel Gomes, a qualidade do café do oeste paulista está acima da média.

"Serão produzidos artigos científicos, validando a qualidade do café nas duas principais metodologias, a SCAA (metodologia dos Estados Unidos) e a do Programa de Qualidade do Café (PQC), pela qual o Ita é uma das entidades credenciadas para o teste", falou Gomes. Atestaram a qualidade do café as pesquisadoras do Instituto de Tecnologia dos Alimentos (ITAL), Aline Garcia e Kátia Cipolli, e do Sindicafé, Camila Arcanjo.

O evento contou com a participação de pesquisadores da Secretaria, entre eles do IAC, IEA, APTA Regional e Ital, além de técnicos da CATI. Estiveram presentes: Teca Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira; Edvaldo Teixeira, vice-presidente da Abic; Celso Vegro, diretor do Instituto de Economia Agrícola; Diogenes Kassaoka, da Codeagro; Wilson Seidy, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Irapuru; Julio Mistro, diretor do Centro de Café de Campinas; Gumercindo Fernandes, diretor da cooperativa Canda; Carlos Renato, gerente unidade Canda; Julio Sérgio Martin, diretor EDR de Dracena; Claudia Santos, diretora administrativa da Associação dos municípios da Nova Alta Paulista; Edson Teixeira, diretor da Treviolo Café; Daniel Golfeto, gerente industrial da Café Brasil, entre outros representantes e lideranças da cafeicultura paulista.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures