ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rondônia organiza missão de conhecimento dos robustas amazônicos

POR MARIANA PROENÇA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/03/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

Por Mariana Proença

Vêm dos Estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais uma comitiva de 25 especialistas das principais regiões produtoras do país. O grupo GTEC- Conilon foi criado há 5 anos como um fórum de debates sobre a cafeicultura nacional e teve iniciativa da Syngenta Produção de Cultivos Ltda.

O motivo da visita em Rondônia é que a cafeicultura do estado tem passado por mudanças positivas nos últimos anos, com destaque para o aumento da eficiência produtiva, crescimento do volume da safra e melhoria da qualidade. Essa renovação da lavoura é consequência do uso de tecnologia clonal, materiais genéticos superiores, irrigação e novas práticas de manejo. O clima amazônico tem se mostrado muito favorável à produção de cafés híbridos (conilon e robusta), conhecidos pela alcunha de Robustas Amazônicos.

Essa missão de reconhecimento tem o potencial de criar massa crítica sobre a agricultura em região amazônica, agricultura familiar e desenvolvimento responsável. Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, “são eventos como esse que plantam a semente de novos tempos de empreendedorismo agrícola no estado de Rondônia. A expectativa é que estes especialistas voltem ao seu estado de origem com uma nova visão sobre o potencial dessa região como polo produtor de cafés de qualidade e agricultura sustentável”.

A programação será de visitas a propriedades e viveiristas (que produzem mudas de café) das cidades de Nova Brasilândia, Rolim de Moura e Cacoal. O objetivo das visitas é conhecer cafeicultores familiares com ênfase em material genético de alta performance em produtividade. Um deles, por exemplo, colhe cerca de 3 mil sacas anualmente em uma área de 21 hectares, média de produtividade de 140 sacas por hectare, enquanto a do estado é 26.

Também os especialistas irão conhecer propriedades que tem como foco a qualidade e sustentabilidade. Uma das famílias visitadas, de sobrenome Kalk, é referência no estado em qualidade, pois tiveram destaque nos concursos estaduais de café e na Semana Internacional do Café 2017, conquistando o terceiro e quarto lugares no Coffee of the Year - Conilon.

A Missão Robustas Amazônicos, liderada pelo GTEC-Conilon, é organizada pela Embrapa Rondônia com a parceria da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (SEDI) e Emater-RO.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures