ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rondônia aumenta produção de café em 2,1%

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/10/2018

1 MIN DE LEITURA

1
0

Segundo o Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, a produção total de cafés em Rondônia na safra 2018/2019 chegou em 1,98 milhão de sacas de 60 kg. O volume corresponde a um aumento de 2,1% em relação à safra anterior, porém, a área de cultivo, que era estimada em 63,9 mil hectares, caiu 14% em relação ao ano passado.

Esse aumento expressivo da produtividade verificado nesta safra pode ser atribuído principalmente à renovação de lavouras antigas de Rondônia, as quais foram formadas basicamente com mudas de propagação seminal (multiplicadas a partir de sementes) por materiais genéticos selecionados produzidos a partir de clones de alta produtividade. Além disso, o emprego de boas tecnologias, manejo adequado da cultura e condições climáticas mais favoráveis ocorridas desde a florada até a fase de maturação dos frutos, também contribuíram favoravelmente para o desempenho positivo da safra.

A revista Cafés de Rondônia aponta em uma matéria que existe um grande potencial na região Amazônica para produção de robustas finos e cafés especiais com aromas e sabores diferenciados. Rondônia começa a colher os frutos de um processo de modernização constante da cafeicultura verificado nos últimos 20 anos, resultado do esforço conjugado de produtores, instituições de pesquisa, extensão rural e ações governamentais complementares.

Para saber todas as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, clique aqui.

As informações são da Embrapa Café.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO WAGNER TRAVENÇOLO

CACOAL - RONDÔNIA

EM 17/10/2018

A produção de robustas finos e cafés especiais com aromas e sabores diferenciados aqui em Rondônia é fato , agora, uma safra de 1.98 milhões de sacas é um dado completamente furado, fantasioso. Esses são os números divulgados pelo governo estadual fazendo propaganda do que não existe. Nossa safra deve ficar em torno de 1,25 milhões de sacas. Órgãos tão importantes que influenciam em toda cadeia do café teria que usar uma metodologia própria e séria e não repassar dados duvidosos. Se toda previsão da produção de café no Brasil for igual a de Rondônia teremos um grande furo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures