Produzir cafés de qualidade superior, tanto nas características de aroma e sabor, reconhecidas na degustação, quanto nos cuidados com o meio-ambiente e com os trabalhadores. Foi com estes requisitos que os agricultores familiares Jandira Monteiro Caetano, do município de Ervália, e Wagner Lopes, de Araponga, venceram o V Concurso de Qualidade de Cafés da Agricultura Familiar da Regional de Viçosa, promovido pela Emater-MG. Wagner é filho do agricultor familiar Edmar Lopes, que ficou em 2º lugar no Concurso na categoria Araponga e inscreveu outro lote em nome do seu filho.
A cerimônia foi realizada no dia 4 de dezembro, como parte das comemorações dos 60 anos da Emater-MG. "O objetivo do Concurso, pioneiro em Minas nesta questão sócio-ambiental, é premiar o melhor café do melhor produtor. Aquele produtor que respeita questões trabalhistas, ambientais e que cumpre as boas práticas agrícolas", ressalta o extensionista da Emater-MG em Viçosa e um dos coordenadores do Concurso, Gabriel Singulano Filho. Esse é o diferencial do Concurso, pois, além do aspecto físico dos grãos e da qualidade da bebida preparada, foram avaliados também critérios de sustentabilidade da lavoura. O levantamento das condições sócio-ambientais teve peso de 20% no julgamento final.
"Os critérios sócio-ambientais são hoje uma exigência da sociedade mundial, principalmente dos grandes consumidores como os mercados japonês, americano e alemão", afirma o gerente regional da Emater-MG em Viçosa, Bernardino Cangussu Guimarães.
Foram conferidos itens como rastreabilidade (garantia de origem), uso adequado de fertilizantes e defensivos, gestão do solo, colheita e pós-colheita, gestão de resíduos, meio ambiente e conservação, além de saúde e segurança do trabalhador. Tudo para garantir que sejam destacados os produtores que, além de oferecerem um produto de sabor e aroma superiores, também se preocupem com a preservação ambiental e das condições de saúde dos trabalhadores. "Avaliamos na prova de degustação principalmente a doçura, o corpo e acidez. Queremos encontrar os melhores processos de colheita e de preparação que fazem com que o café tenha este resultado", explicou o degustador Carlos Alberto Cabral.
Participaram do Concurso 187 agricultores de toda a região e que foram divididos em duas categorias: agricultores familiares do município de Araponga e dos demais municípios da regional, como Viçosa, Canaã, São Miguel do Anta, Cajuri, Coimbra e Ervália.
Confira abaixo os vencedores e a premiação
Categoria demais municípios
1º lugar - Jandira Monteiro Caetano, do município de Ervália
2º lugar - Raimundo A. Scaramello Campos, do município de Coimbra
3º lugar - Manoel Martins Medeiros, do município de Viçosa
4º lugar - Vicente Silvano dos Santos, do município de Coimbra
5º lugar - Luiz Rodrigo de Aguiar Soares, do município de Coimbra
Categoria Araponga
1º lugar - Wagner Lopes
2º lugar - Edmar Lopes
3º lugar - Samuel Inácio Lopes
4º lugar - Jesus Euzébio Lopes
5º lugar - Clauvinei Jose Aniceto
Premiação
1º lugar - uma roçadeira
2º lugar - uma TV 29" e um DVD Player
3º lugar - uma TV 21" e um DVD Player
4º lugar - uma TV 21"
5º lugar - um DVD Player
As informações são da Emater-MG.
Regional de Viçosa anuncia vencedores de concurso
Produzir cafés de qualidade superior, tanto nas características de aroma e sabor, reconhecidas na degustação, quanto nos cuidados com o meio-ambiente e com os trabalhadores. Foi com estes requisitos que os agricultores familiares Jandira Monteiro Caetano, do município de Ervália, e Wagner Lopes, de Araponga, venceram o V Concurso de Qualidade de Cafés da Agricultura Familiar da Regional de Viçosa, promovido pela Emater-MG.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!