ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Região de Campos Altos lança marca território para produção de café nesta quarta-feira (25)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/10/2023

2 MIN DE LEITURA

0
1

A Região de Campos Altos, localizada entre o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, passa a fazer parte do mapa das regiões mineiras produtoras de café de origem com o lançamento da “marca território”. A iniciativa faz parte das estratégias da Associação dos Cafeicultores de Campos Altos (ACCA) e do Sebrae Minas para fortalecer a identidade da região, valorizar o trabalho dos produtores e ampliar as oportunidades de negócios. O lançamento será nesta quarta-feira (25), às 19h, e conta com apoio do Sicoob Crediagro e da Cooperativa Agropecuária de Campos Altos (CAPECA).

Em uma pequena extensão territorial de 9,1 mil hectares, a Região de Campos Altos concentra 15 milhões de pés de café, que produzem 150 mil sacas de 60 kg do grão por ano. Devido à altitude - com relevo montanhoso e altitude média de 1.100 metros - e às condições favoráveis de chuva, há uma menor necessidade de irrigação das lavouras, o que contribui para a sustentabilidade da região e a diminuição do custo de produção. “Comparada a outras regiões do estado, nossas plantações possuem características naturais favoráveis para a produção de cafés especiais, que exigem uma quantidade muito menor de defensivos agrícolas e poda. Com um manejo simples, produzimos um café com sabor que não existe em nenhum outro lugar do mundo”, afirma o presidente da Associação de Cafeicultores de Campos Altos (ACCA), Heron Reger.

Além dos fatores naturais, o desenvolvimento da cafeicultura na região conta com o trabalho incansável dos produtores rurais e o apoio do Sebrae Minas, que há 20 anos promove ações voltadas para a melhoria dos processos produtivos e da qualidade do café no território. Ao longo dos anos, foram promovidos treinamentos, consultorias, palestras e cursos sobre técnicas de cultivo, colheita e pós-colheita para intensificar os resultados dos produtores, além da capacitação das lideranças locais e o fortalecimento da governança junto a outras instituições parceiras locais, entre elas, o Sicoob Crediagro. Os cafeicultores da região receberam, ainda, a ajuda do Educampo.

Diferencial

Todas as ações realizadas pelos produtores, com o apoio do Sebrae Minas, culminaram em um levantamento que ajudou a identificar características climáticas e geográficas que influenciavam na qualidade do café da região, que se diferencia, principalmente, pelo aroma e sabor de chocolate, melaço, caramelo e frutas vermelhas. Possui, ainda, alta doçura, com notas de açúcar mascavo em equilíbrio com a acidez cítrica. O corpo é denso e aveludado com finalização longa e doce.

Assim deu início à construção da marca Região de Campos Altos, uma estratégia de branding para valorizar a origem e identidade do território, e promover o posicionamento do café no mercado. “Mesmo sendo um território de pequena extensão, a Região de Campos Altos tem todo o potencial para estar no topo do mercado de cafés especiais. A ‘marca território’ vai contribuir para unir ainda mais cadeia produtiva do café na região e gerar senso de pertencimento entre os produtores. Além disso, eleva a reputação da cidade no mercado de café, trazendo investimentos e novos negócios, não só para o município, mas para toda a região”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Campos Altos vai se tornar a oitava região em todo o estado beneficiada com o trabalho do Sebrae Minas em relação ao desenvolvimento local em torno da cafeicultura. Outras regiões contempladas são: Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Mantiqueira de Minas, Sudoeste de Minas, Canastra, Chapada de Minas e a Região Vulcânica – sendo as cinco primeiras citadas, já com a Indicação Geográfica (IG).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures