ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Região da Cuesta Paulista realiza seminário sobre produção de cafés especiais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/12/2022

6 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 9 de dezembro, a cidade de Pardinho (SP) recebeu o 1º Seminário Cafés Especiais “Do Solo à Xícara”, no Sítio Daniella. Com realização do Sindicato Rural de Pardinho, do Sistema FAESP/SENAR-SP e da Pelosini Cafés, o evento reuniu mais de 200 produtores da Região da Cuesta Paulista para um dia de troca de conhecimentos e palestras com renomados profissionais da agroindústria do café.

Com o apoio do Sebrae-SP, o evento contou com a presença também das Câmaras Setoriais do Café, da Secretaria de Agricultura de São Paulo por meio da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e com a entrega da premiação do 4º Concurso de Cafés Especiais da Cuesta Paulista.

Realizado na propriedade da cafeicultora premiada Daniella Pelosini, o Seminário iniciou com palestras sobre colheita e pós-colheita, mercado e formação de preço do café, Arranjo Produtivo Local (APL) e conhecimento técnico sobre solo, dentre outros temas e teve a presença de Teodoro Miranda Neto, chefe da Formação Profissional do SENAR-SP.

“Nosso objetivo com esse evento foi trazer palestrantes que são referência no mundo em solo e tecnologia no campo para um bate-papo prático sobre ciência do solo, pós-colheita de cafés especiais, mercado e vários outros assuntos importantes para os produtores”, destaca Daniella, que também é a atual presidente do Sindicato Rural de Pardinho.

Na programação, nomes como Aldir Alves Teixeira, engenheiro agrônomo, consultor científico da illycaffè, especialista em qualidade e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio Ernesto Illy; Celso Luis Vegro, diretor do Instituto de Economia Agrícola (IEA), mestre e pesquisador científico; Raquel Nakazato Pinotti, pesquisadora científica da APTA; e Diego Siqueira, diretor-executivo da Quanticum, engenheiro agrônomo e doutor pela UNESP. A apresentação do evento ficou sob responsabilidade da jornalista e especialista em café, Mariana Proença.

“Cerca de 83% dos nutrientes que as plantas precisam para sobreviver, nos alimentar e capturar carbono da atmosfera vêm do solo. Quando não entendemos o solo e suas nanopartículas naturais, nós o destruímos e o degradamos de diferentes maneiras. Na minha palestra busquei trazer algumas informações inclusivas para cafeicultores de diferentes níveis tecnológicos e tamanhos”, explica Diego Siqueira, da Quanticum, parceiro do projeto.

Nova gestão em Pardinho

O momento de reunião dos produtores também pôde celebrar a nova diretoria do Sindicato Rural de Pardinho. O então presidente Lourival Raniero, há 40 anos a frente do Sindicato e um dos fundadores, passou o cargo a Daniella Pelosini, que assume como presidente com a nova diretoria: Pedro Roberto Martins (Vice-Presidente), Otávio de Pontes Ribeiro Junior (Tesoureiro), Koriyo Takeishi (Secretário), Suplentes Diretoria: Adilson Carlos Paulette e Celso Guerra Jacinto, Conselho Fiscal: José Orlando Sartori, José Octávio Nébias e Luiz Jair Favorito. Suplentes Conselho Fiscal: João Jamil Favorito e João Mandaji.

“O evento foi um sucesso. Foi muito importante para os produtores entenderem como eles podem realizar mudanças nas suas lavouras e nos processos e alcançar ótimos resultados, além de agregar valor aos seus cafés”, avaliou Luciane Correia, coordenadora do SENAR-SP no Sindicato Rural de Pardinho.

No final da tarde, os produtores vencedores do 4º Concurso de Cafés Especiais da Cuesta Paulista puderam receber seus prêmios. Dentre eles, os primeiros lugares ficaram com Laerte Pelosini Filho (Sítio Daniella – Pardinho - na Categoria Cereja Descascado), Alberto Samaia Neto (Fazenda Amor Espresso – Brotas - na Categoria Natural), Adelfo Negreiros (Sítio Santa Mônica – Asa Branca – Dois Córregos - na Categoria Microlote), e Anna Maria Maurício da Rocha Pinotti (Fazenda São Pedro do Pardinho – Pardinho - Categoria Nanolote). Também um momento de grande emoção foi a homenagem recebida pelo cafeicultor, Luiz Carlos Bassetto, o Japão, que ganhou uma placa do Sindicato Rural de Pardinho em reconhecimento ao trabalho realizado na região.

Confira a lista completa dos ganhadores do 4º Concurso de Cafés Especiais da Cuesta Paulista:

Categoria Cereja Descascado
1º lugar Laerte Pelosini Filho – 88,75 pontos – Sítio Daniella – Pardinho
2º lugar Daniella Romano Pelosini – 86,42 pontos – Sítio Daniella – Pardinho
3º lugar Antonieta Bassetto – 85,67 pontos – Sítio Santa Isabel – São Manuel
4º lugar Luis Carlos Josepetti Bassetto – 84,42 pontos – Estância São Jose das Palmeiras – São Manuel
5º lugar Beatriz Burkas Ribeiro Guerra – 83,33 pontos – Fazenda Águas do Janeiro – Pardinho
6º lugar Antonio José Bassetto – 82,92 pontos – Sítio Agropecuária Ouro Verde – Pratânia
7º lugar Anna Maria Maurício da Rocha Pinotti – 82,83 pontos – Fazenda São Pedro do Pardinho – Pardinho
8º lugar Virginia Eliza Bassetto – 79,58 pontos – Sítio Santa Edwirges – Pratânia

Categoria Natural
1º lugar Alberto Samaia Neto – 86,75 pontos – Fazenda Amor Expresso – Brotas
2º lugar Lidio Bassetto – 85,83 pontos – Estância São Jose das Palmeiras – São Manuel
3º lugar Laerte Pelosini Filho – 85,42 pontos – Sítio Daniella – Pardinho
3º lugar Anna Maria Maurício da Rocha Pinotti – 85,42 pontos – Fazenda São Pedro do Pardinho – Arara – Pardinho
4º lugar Anna Maria Maurício da Rocha Pinotti – 84,92 pontos – Fazenda São Pedro do Pardinho – Mundo Novo – Pardinho
5º lugar Beatriz Burkas Ribeiro Guerra – 84,42 pontos – Fazenda Águas do Janeiro – Pardinho
6º lugar Adelfo Negreiros – 84,0 pontos – Sitio Santa Mônica – Dois Córregos
7º lugar Manuel dos Santos Fernandes Ribeiro – 83,58 pontos – Fazenda Águas do Janeiro – Pardinho
8º lugar Paulo César Gasparelo – 83,42 pontos – Sitio Monte Belo – Torrinha
9º lugar Ivanildo Gasparelo – 83,17 pontos – Sítio Monte Belo – Torrinha
10º lugar Daniella Romano Pelosini pontos – 83,08 – Sítio Daniella – Pardinho
11º lugar Adelfo Negreiros – 82,75 pontos – Sítio Ventania – Arara – Dois Córregos
12º lugar Adelfo Negreiros – 82,67 pontos – Sítio Santo Agostinho – Arara – Dois Córregos
13º lugar Agropecuária da Pedra Ltda. – 81,83 pontos – Fazenda Aia Del Barone – Torrinha
14º lugar Odila Andrade Gasparelo – 81,33 pontos – Sítio Monte Belo – Catuaí – Torrinha
14º lugar Adelfo Negreiros – 81,33 pontos – Sítio Ventania – Obatã – Dois Córregos

Categoria Microlote
1º lugar Adelfo Negreiros – 80,92 pontos – Sítio Santa Mônica – Asa Branca – Dois Córregos

Categoria Nanolote
1º lugar Anna Maria Maurício da Rocha Pinotti – 88,67 pontos – Fazenda São Pedro do Pardinho – Pardinho
2º lugar Beatriz Burkas Ribeiro Guerra – 87,17 pontos – Fazenda Águas do Janeiro – Pardinho
3º lugar Alberto Samaia Neto – 84,08 pontos – Fazenda Amor Espresso – Brotas

Homenagem 2022

Luiz Carlos Bassetto, o Japão - Coopercuesta - São Manuel

Evento Carbono Neutro

O Seminário promoveu a conexão de diferenças profissionais, gestores e instituições alinhados a uma das metas da Agenda 2030 da ONU - a ODS 17 - que trata de parcerias e conexões para mudar realidades, com a meta de promover o desenvolvimento e avanço regional baseado em ciência humanizada e inclusiva. 

“No novo mandato esse é o legado que desejamos construir: transformar realidades e a vida de pessoas com foco em conhecimento aplicado para uma agricultura regenerativa, conservativa, reequilibrando os biomas do planeta e produzindo bons cafés, que é uma aptidão da nossa região da Cuesta Paulista”, completa Daniella Pelosini.

Além disso, todo o evento teve a emissão de gases compensadas, o que fez do 1º Seminário dos Cafés Especiais: Do Solo à Xícara um evento carbono neutro, compensado com a compra de créditos para o investimento em projetos de sustentabilidade por meio da Quanticum em parceria com a empresa Eccaplan.

Produtos diversos da Cuesta Paulista

Marcas de queijo, café, mel, vinho, licor, cachaça, doce e artesanato puderam expor seus produtos durante o evento em área dedicada à produção regional da Cuesta Paulista, o que mostra a grande diversidade de empreendimentos e o potencial que têm as cidades do território paulista.

As “cuestas” (ou encostas) cruzam o estado de São Paulo no sentido nordeste-sudoeste, sendo parte os municípios de Botucatu, Pardinho, São Pedro, Itirapina, Analândia, Descalvado, Torrinha, Brotas, São Carlos, Santa Rita do Passa Quatro, Altinópolis, Pratânia, Dois Córregos e São Manuel. O estado é o terceiro maior produtor e exportador de café, conforme dados do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Marcas parceiras estiveram presentes no evento com exposição de produtos e patrocínios, como Coopercitrus, Cimoagro, Koppert, Terra Verde, Bayer, John Deere e apoiadores como Coopercuesta - Cooperativa da Região da Cuesta Paulista. e Abag - Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) que doou material educacional para a popularização do agronegócio baseada em conteúdos científicos.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures