ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rainforest Alliance divulga relatório anual 2020

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/08/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0

A Rainforest Alliance, organização internacional sem fins lucrativos, lançou seu relatório de 2020, que analisa suas realizações e projetos nos setores de café, cacau, chá e banana ao longo do ano.

De acordo com o relatório, a organização trabalhou com cerca de 2,3 milhões de agricultores certificados por meio dos programas de certificação Rainforest Alliance e UTZ. Também foi reportado que, ao longo de 2020, aproximadamente 5 mil parceiros de empresas e 120 organizações não governamentais e organizações da sociedade civil trabalharam ao lado da Rainforest Alliance.

“Refletindo sobre 2020, é apropriado começar com uma mensagem de esperança. Sim, não há como negar que foi um ano profundamente doloroso - um ano de separação, perda e tremendas dificuldades financeiras para as pessoas em todo o mundo. Mas, como as histórias a seguir irão mostrar, 2020 também foi um ano de generosidade incalculável, bondade humana, inovação acelerada e colaboração de longo alcance. Essas são as qualidades e a convicção de que precisamos para enfrentar os desafios globais assustadores que temos pela frente, desde pandemias até a pobreza rural e a crise climática”, destaca a Rainforest.

Em 2020, a Rainforest Alliance operava em 70 países por meio de projetos ativos ou de seus programas de certificação. Certificou 16,8 milhões de acres de terras agrícolas, cobrindo 8,6 milhões de acres de terra com programas integrados de gestão da paisagem.

O relatório descobriu que 320 milhões de xícaras de café, o equivalente a 30 piscinas olímpicas, foram trazidas da Rainforest Alliance. Em 30 de dezembro de 2020, a organização afirma que contava com 301 mulheres e 229 homens contratados com alta administração, que, no total, consiste em 42% de mulheres e 58% de homens. A maior parte da equipe da Rainforest Alliance estava localizada na Europa, América Latina e Estados Unidos.

Durante a pandemia de Covid-19, a organização arrecadou fundos de emergência em abril, arrecadando e distribuindo US $ 80.000 para agricultores e comunidades florestais que foram afetadas.

Os Subsídios de Socorro da organização destinaram-se à distribuição de termômetros, equipamentos de proteção e kits de saneamento, treinamento em medidas de saúde Covid-19, fornecimento de alimentos para famílias em dificuldades, capital inicial para ajudar a reiniciar as atividades dos pequenos agricultores e florestais e continuar o treinamento de agricultura do agricultor remotamente.

A Rainforest Alliance disse que para continuar seu programa de treinamento agrícola de agricultores com restrições, atingindo até mesmo as áreas mais remotas, a organização começou a gravar treinamentos em áudio que poderiam ser transmitidos por rádio e endereçados à rede pública.

“Para nossos parceiros mais vulneráveis, essas transmissões foram vitais - fornecendo orientação prática sobre como implementar práticas de cultivo sustentáveis ??que podem aumentar a produtividade e melhorar suas receitas”, destaca.

No setor cafeeiro, em 2020 a organização uniu-se a parcerias com alimentos e agronegócios Olam International e a rede de restaurantes Toks para criar a Alliance for Sustainable Landscape and Markets no México.

De acordo com o relatório, esse projeto ajudou 2.150 cafeicultores a introduzir práticas agrícolas inteligentes para o clima. Isso inclui tornar as safras dos agricultores mais resistentes às mudanças nas condições climáticas, aumentar a segurança alimentar e melhorar os meios de subsistência das comunidades rurais.

O relatório 2020 Rainforest Alliance também reconheceu alguns de seus “Heróis da Comunidade” ou comunidades parceiras importantes. Isso inclui Guardiões Florestais da Guatemala, que manteve uma taxa de desmatamento quase zero por 20 anos, ou seus parceiros no Quênia, incluindo EnSo, que promove briquetes feitos de materiais residuais e a Agência de Desenvolvimento de Chá do Quênia, que representa 630 mil agricultores.

Foi introduzido um novo programa de certificação, que desde julho de 2021 substituiu os antigos programas Rainforest Alliance e UTZ. Este novo programa foi construído após dois anos de consultas com agricultores, governo e pesquisadores. Seus novos princípios incluem gerenciamento de dados aprimorado, melhoria contínua, responsabilidade compartilhada e adaptabilidade de contexto.

O novo programa busca construir resiliência climática e cultivar a prosperidade rural por meio da introdução de novas medidas para ajudar os agricultores a melhorar seus meios de subsistência e os de seus trabalhadores para quebrar o ciclo da pobreza.

Ele também cobre a proteção de florestas e biodiversidade, incluindo análise geo espacial e mapeamento de risco para identificar e prevenir o desmatamento, aumentar a cobertura de árvores e melhorar os ecossistemas naturais.

Por último, o programa também se concentra na promoção dos direitos humanos, o que a organização afirma ter feito por meio de uma abordagem mais holística para combater os abusos dos direitos humanos, como a escravidão e o trabalho infantil.

“É extremamente estimulante ver como nossa aliança conecta as comunidades rurais que protegem nossas florestas e biodiversidade não apenas com empresas, governos e ONGs locais, mas também com milhões de pessoas apaixonadas em todo o mundo. 2020 trouxe desafios extraordinários - mas essas parcerias inspiradoras apenas se tornaram mais fortes. E eu, por mim, me sinto muito mais esperançoso por causa disso”, completa Santiago Gowland, CEO da Aliança da floresta tropical.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures