Queda no preço do café ameaça recuperação da colheita colombiana

A Colômbia, segundo maior produtor de café arábica do mundo, disse que a queda nos preços está colocando em risco a recuperação de sua colheita no próximo ano. A queda prolongada representa um "risco sério" porque alguns produtores estão perdendo dinheiro com os atuais preços, disse o membro da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, Mario Gomez, em uma entrevista dada por telefone. "Isso é a morte da produção de café. As perdas levam as colheitas a serem negligenciadas e, então, abandonadas".

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Colômbia, segundo maior produtor de café arábica do mundo, disse que a queda nos preços está colocando em risco a recuperação de sua colheita no próximo ano.

A queda prolongada representa um "risco sério" porque alguns produtores estão perdendo dinheiro com os atuais preços, disse o membro da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, Mario Gomez, em uma entrevista dada por telefone. "Isso é a morte da produção de café. As perdas levam as colheitas a serem negligenciadas e, então, abandonadas".

O café declinou 16% em um mês pelas especulações de que as ofertas no Brasil aumentariam, favorecidas por cafeterias como a Starbucks Corp. O diretor executivo da Federação, Luis Munoz, previu no mês passado que a produção de 2013 poderá se recuperar a um recorde dos últimos cinco anos de 9 milhões de sacas de 60 quilos, à medida que as colheitas resistentes a doenças ajudam na produção.

A safra desse ano, que está sendo colhida, será similar à de 2011, disse Munoz em maio. No ano passado, a Colômbia produziu 7,81 milhões de sacas, uma queda parao menor nível em 35 anos após as chuvas acima da média terem prejudicado as colheitas.

O clima nas regiões produtoras de café tem sido mais seco nesse trimestre, após um fim no fenômeno climático La Niña, disse Gomez. O padrão climático levou a um aumento nas tempestades, que contribuíram para a menor produção colombiana desde 2009.

A escassez de grãos de café de qualidade após a queda de produção na Colômbia pode levar os preços a aumentar, à medida que a demanda global aumenta, disse ele.

A reportagem é do Bloomberg, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.