ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queda na exportação de café solúvel faz Abics acender sinal de alerta

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/08/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) destaca atenção diante de um novo panorama de mercado, em que fatores como clima, logística, elevação de custos e câmbio contribuem para perda da exportação do solúvel, isso depois de anos como 2019 e 2020 apresentarem recordes no volume da exportação.

2020 marcou a pandemia e o Brasil exportou ainda mais café solúvel, com o equivalente superior a 4 milhões de sacas do produto industrializado remetidas a mais de 100 países, a receita cambial obtida foi de aproximadamente US$ 600 milhões. “Muito competitivo, com câmbio favorável e consumo em alta, projetávamos estimativas otimistas para 2021, que iriam desde a manutenção do volume exportado a até um crescimento de 3%, mas o cenário mudou”, revela Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics.

Após um primeiro quadrimestre com exportações crescentes, o desempenho começou a declinar a partir de maio em relação ao mesmo período de 2020. “Com essa mudança de tendência, o setor de solúvel reviu seus números para uma possível queda considerável no volume embarcado em 2021 frente a 2020, interrompendo três anos de evolução contínua”, aponta Aguinaldo.

Segundo ele, o setor, que projetava a possibilidade de até 3% de crescimento, atualmente já observa uma queda de 7,4% no volume das exportações realizadas de janeiro a julho frente ao mesmo intervalo de 2020.

“Esse recuo se deu em função principalmente da elevação dos preços do café no mercado interno e problemas logísticos de escassez de contêineres e navios se tornando rotineiros, com picos de agravamento pontuais e que perduram até hoje, o que gerou dificuldades e elevação nos custos para todo setor exportador brasileiro”, explica.

Aguinaldo completa que há cenários apontados por especialistas de até um provável caos logístico, com falta de navios que deverá se estender até 2022, o qual já afeta, inclusive, as exportações de café em grãos.

Aliado a isso, também ocorreram os problemas climáticos que afetaram a produção brasileira de café. “Primeiramente, a seca e as altas temperaturas e, mais recentemente, o frio e as geadas formam um quadro de incertezas quanto à próxima safra e geraram uma disparada nos preços internos e internacionais do café, o que dificulta a comercialização e causa arrefecimento da demanda em determinados mercados”, analisa.

O diretor da Abics recorda que, com o encerramento da colheita brasileira de café ocorrendo normalmente no segundo semestre de cada ano, as indústrias nacionais de café solúvel iniciam o período de comercialização mais intensa com os clientes mundiais, visando o ano seguinte.

“Geralmente a comercialização de café solúvel é realizada com antecedências que variam de quatro a 18 meses, o que determina que as indústrias precisam, para não correr riscos, travar seus preços, em boa parte, com a aquisição física de matéria-prima.  E é a partir da leitura mais lenta e desaquecida dessas comercializações que passamos a rever nossas projeções, inclusive para 2022, acendendo o sinal de alerta para o setor”, conclui.

As informações são da Abics.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures