Rodrigo Horta Thomé, Tombos, MG: Qual será a previsão para a região de Tombos, MG, nos próximos 30 dias?
Celso Oliveira: Apenas é possível fazer uma previsão dia-a-dia por um período de 15 dias.
Assim sendo, podemos afirmar que os primeiros dias de maio serão de tempo seco e temperaturas em elevação. Por volta do dia 04 de maio, a passagem de uma frente fria causa chuvas de baixo volume e declínio das temperaturas. A mínima deve chegar a 11°C no dia 05.
Posteriormente, entre os dias 08 e 09 de maio volta a chover com a passagem de um novo sistema frontal. Os volumes esperados com estas duas frentes frias deve girar em torno dos 15mm.
Posteriormente, entre os 10 e 15 de maio, retorna uma condição de tempo seco para a região de Tombos, na zona da mata de Minas Gerais, região de Muriaé.
Na segunda quinzena, esperam-se chuvas mais freqüentes e temperaturas dentro da normalidade na região. Apenas nos 15 últimos dias de maio pode chover mais de 25% acima do normal para o período.
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café? |