Celso Oliveira, meteorologista da Somar: Prezado Archibaldo, vejo uma situação razoável neste final de verão e início de outono. Nos próximos 30 dias, há previsão de dois eventos de chuva por conta da chegada de dois sistemas frontais.
O primeiro ocorre entre 21 e 27 de março e acumulará, por enquanto, uns 35mm. É importante ficar de olho nas previsões diariamente, pois o acumulado poderá mudar. Depois disso, entre os dias 03 e 10 de abril, há previsão de mais uns 70mm.
A segunda quinzena do mês de abril promete ser bem mais seca. No decorrer do outono e durante o inverno, veremos uma situação semelhante à registrada no ano passado: chuvas irregulares. Em 2007, foram registradas chuvas dentro da média em junho (45mm), abaixo da média em julho (20mm contra uma média de 45mm) e dentro da média em agosto (30mm). Pelo menos não há previsão de ausência total de chuvas, algo que traria grandes transtornos, sem dúvida alguma.
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café? |