Celso Oliveira, meteorologista da Somar: Até o momento, em Vargem Alegre, região de Caratinga, na zona da mata de Minas Gerais, choveu apenas 20% do esperado para todo o mês de janeiro. Foram 40mm, em média, sendo que o normal para todo o mês gira em torno dos 190mm.
Entretanto, teremos mudança do padrão da atmosfera nesta segunda quinzena do mês. A partir do dia 21 de janeiro, segunda-feira da próxima semana, uma frente fria estacionará sobre Minas Gerais, provocando vários dias com chuvas fortes e constantes. Inclusive, desde já alerto para o risco de inundações e deslizamentos de encosta em várias propriedades de praticamente todo o estado de Minas Gerais.
Teremos a formação de um sistema conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul. Trata-se do sistema meteorológico que mais causa chuvas no país. Esta frente fria organizará a umidade da Amazônia e provocará algo em torno dos 200mm até o dia 25 de janeiro na região de Vargem Alegre. Ou seja, depois de um início de mês com chuvas irregulares, janeiro fechará com chuvas acima da média na zona da mata.
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café? |