Celso Oliveira, meteorologista da Somar: Com a volta das chuvas desde o dia 20 de novembro, é possível afirmar que uma das piores estiagens registradas no norte do Espírito Santo chegou ao fim. Até o dia 12 de dezembro, serão mais 135mm divididos em dois eventos, um até o dia 29 e outro a partir do dia 09 de dezembro.
Com relação ao próximo ano, é possível falar o que virá até abril. Em janeiro, esperam-se precipitações dentro da média na primeira quinzena e abaixo da média na segunda quinzena.
Em fevereiro e março, esperam-se precipitações abaixo da média e isto exigirá cautela na tomada de decisão por parte do produtor. E, finalmente, em abril, esperam-se precipitações entre a média à ligeiramente abaixo da média.
Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café? |