ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto realizado pelo Sofá Café e Nescafé capacita 45 jovens cafeicultores em Linhares (ES)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
2

Entre os dias 18 e 23 de setembro, a Nescafé e a cafeteria paulistana Sofá Café realizam a 4ª edição do projeto “Fazedores de Café, por Nescafé”, em Linhares (ES). A iniciativa, que já formou 120 jovens cafeicultores até o momento, pretende formar outros 45 desta vez. Para isso, especialistas renomados do setor ministram aulas que abordam desde conhecimentos técnicos de cultivo, com destaque para inovações sustentáveis na agricultura, até análise multissensorial e barismo, e particularidades do café de alta qualidade.

Para além de uma capacitação tradicional, o projeto é um incentivo à sucessão familiar no campo e à visibilidade sobre o impacto de iniciativas que contribuem para a preservação dos recursos naturais, ambas respostas poderosas a desafios do setor.

“A grandiosidade do Fazedores se dá em tornar o campo um lugar mais atraente para as novas gerações e em preparar os jovens para implementar ações transformadoras em suas realidades”, conta Bárbara Velo, gerente de marketing e sustentabilidade de Cafés na Nestlé. “O projeto também é uma oportunidade valiosa de profissionalizar esses jovens na lida com o café especial e impulsionar técnicas regenerativas, que visam o beneficiamento do meio ambiente por meio da própria natureza - em sintonia com as tendências do mercado consumidor, o que impulsiona a criatividade e o empreendedorismo entre esses jovens”, completa.

Essa é a segunda turma formada neste ano. Em maio, o projeto viabilizou uma imersão no universo cafeeiro que teve duração de cinco dias (30h), em Ibicoara, na Chapada Diamantina (BA), com a participação de 35 jovens descendentes de agricultores.

Histórico

Após 80 anos dedicados ao café solúvel, a Nescafé ingressou na categoria especial e no segmento de café torrado e moído para coar. Paralelamente, buscou fortalecer seu programa de sustentabilidade, o “Cultivado com Respeito”, que conta com 20 técnicos responsáveis por oferecer suporte a mais de 1.300 famílias produtoras.

A partir disso, em 2019, surgiu a parceria com o barista Diego Gonzales, dono da cafeteria paulistana Sofá Café. Desde 2014 ele mantém a versão original e urbana do projeto Fazedores de Café, que visa formar gratuitamente jovens em situação de vulnerabilidade social, também refugiados e egressos do sistema prisional, a fim de se tornarem baristas qualificados.

“Há quase uma década o Fazedores faz do café um instrumento de real transformação em São Paulo. A Nestlé nos permitiu romper as barreiras da cidade e levar esse trabalho à roça, para aproximar os filhos de produtores de players respeitados do mercado de cafés especiais e dar a eles o conhecimento que muitas vezes se concentra nas grandes cidades e capitais”, comenta Diego.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures