ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa Agro BR pretende auxiliar cafeicultores sobre processos de exportação

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

O escritório regional do Sistema Faemg Senar, em Viçosa, realiza a capacitação de produtores de café especial que querem exportar seus produtos. A ação envolve Sindicatos de Produtores Rurais, equipe do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte, gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar e associações ligadas à cafeicultura na Região das Matas de Minas.

Intitulado Programa Agro BR, será o principal aliado no processo de preparação para a exportação. Os participantes serão orientados pelo consultor do programa em Minas Gerais, Paulo Marcius Campos.

Produtores do ATeG, especialmente do Pós-Ciclo, e membros das Associação de Mulheres do Café da Região das Matas de Minas e Caparaó (AMUC), estarão nos dois grupos de no mínimo 25 produtores selecionados. 

Técnicos de campo do ATeG e a diretoria da AMUC captarão as inscrições e selecionarão os potenciais participantes. O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis acredita que, com o auxílio do Programa Agro BR, os produtores estarão, em pouco tempo, preparados para alcançar novos mercados e tornando ainda mais rentável a cafeicultura nas Matas de Minas.

Paulo Marcius explica que o objetivo da CNA e da Apex Brasil é “dar as mãos ao produtor rural e encaminhá-lo para contato direto com o comprador, sem atravessadores. Para isso, eles vão se cadastrar no Programa, participar do nosso treinamento, entender o passo a passo sobre exportação, e participar em rodadas de negócios, feiras e missões”.

Conhecimento sobre mercado

O assunto foi debatido durante o 24º Simpósio de Cafeicultura da Região das Matas de Minas, em Manhuaçu, que aconteceu este mês e contou com conversas para a formação do grupo. Paulo Marcius esteve presente ministrando palestra sobre o Agro BR durante o painel “Comercialização de café: ferramentas comerciais, perspectivas do mercado nacional e mundial e oferta x demanda”.

O diretor executivo do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, também participou do painel e destacou que a Região das Matas de Minas tem grande potencial pela diversidade de produtos e pela prática da agricultura regenerativa.

Em sua palestra, Marcos apontou as tendências da governança socioambiental e regras globais do mercado consumidor cada vez mais ligado à sustentabilidade. Ele explicou que as novas regras devem entrar em vigor nos próximos meses e afirmou que “mais de 80% do nosso mercado como União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, países asiáticos devem seguir as novas tendências”. 

O diretor executivo do Cecafé apontou, ainda, que o Brasil tem tudo para atender a essa demanda, manter e ampliar o mercado. “Temos legislação ambiental e social, estrutura organizada e eficiente, produtividade e sustentabilidade. Precisamos fazer uma governança bem organizada para promoção da imagem que o mundo reconheça os nossos pontos fortes e nos recompense por isso”, pontuou.

O commodity Trader da Nater Coop, Francisco Rabelo, também compôs o painel e destacou as mudanças no mercado. Assim como Matos, enfatizou a atenção à sustentabilidade e ao marketing em relação à produção do agronegócio brasileiro como fundamentais para o Brasil. “Somos referência mundial em preservação ambiental e produtividade, mas temos o desafio de adequar cada vez mais a nossa produção, orientar os produtores e assumir a narrativa da nossa história perante o mundo para apresentar o agronegócio brasileiro como ele verdadeiramente é”, disse. 

As informações são da FAEMG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures