ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtoras do Espírito Santo participam de curso sobre produção de café especial

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/02/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Itapina, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Sindicato Rural e a Secretaria de Agricultura de Colatina, realizou, entre os dias 16 e 17 de fevereiro, o curso de produção de cafés especiais para as mulheres.

“A ações voltadas para a visibilidade e a valorização do trabalho das mulheres são fundamentais para fomentar a autonomia econômica e financeira de grupos produtivos, à promoção da melhoria da qualidade e da agregação de valor aos produtos delas. Já realizamos quatro cursos voltados para a qualidade do café que elas produzem nas propriedades e, sem dúvidas, o melhor caminho para o sucesso é a qualificação”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

O Café com Elas faz parte do projeto Elas no Campo e na Pesca. A partir de demandas das cafeicultoras do estado, foi elaborado o programa de treinamento voltado para as mulheres envolvidas na cadeia. Os objetivos são contribuir para o aprimoramento de métodos e técnicas, para a melhoria da qualidade do café produzido no estado e o consequente aumento do valor agregado e da renda das famílias rurais.

“O Espírito Santo se consolidou como uma origem de café especial, somos destaque na produção e as mulheres têm um papel fundamental no que diz respeito à qualidade dos nossos cafés. Elas atuam em todos os processos, mas nem sempre são protagonistas do sucesso. Portanto, é muito importante que se capacitem e passem a ocupar cada vez mais o seu espaço e o espaço que desejarem dentro da cadeia produtiva do café”, disse a coordenadora do projeto, Patrícia Ferraz.

O extensionista do Incaper, Tássio de Souza, foi quem ministrou o curso e avalia, de forma positiva, a busca das mulheres por qualificação. “Esse momento só para elas proporciona às mulheres a oportunidade de conhecerem as origens dos aromas e sabores dos cafés, além dos desafios de produzir com qualidade”, frisou.

A produtora rural Neia Milanesi saiu do município de Marilândia para aprender um pouco mais sobre a produção de cafés especiais. “O curso nos dá oportunidade de aprender cada vez mais sobre a cultura do café. Assim como eu, várias mulheres sempre quiseram trabalhar na qualidade da bebida e agora podemos”, destacou.

“Quero agradecer a parceria da Seag com o Ifes em mais uma ação de fortalecimento da nossa agricultura familiar, em especial ao trabalho das mulheres no campo. A importância do protagonismo delas precisa ser evidenciada sempre”, pontuou o diretor do Ifes Campus Itapina, Fábio Lyrio.

No edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf) III, uma linha voltada para mulheres beneficiou quatro associações e mais seis associações foram contempladas, a partir de outras fontes de recursos da Seag, totalizando um investimento de R$ 437.848,67.

Um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está realizando consultorias para grupos organizados de mulheres, que começou a ser executado em 2021 e terá continuidade em 2022. Até o momento, foram realizadas 26 consultorias voltadas para empreendimentos femininos nas áreas de agroindústria, legalização sanitária, dizeres de rotulagem e design de rótulos.

Em 2021, em parceria com o Incaper, foram atendidas 2.036 mulheres em todo o Espírito Santo e realizadas 1.608 ações (atendimentos, visitas técnicas, cursos, palestras e projetos). Para esse ano, estão previstos diversos cursos voltados para a melhoria da qualidade do café, cursos para pescadoras e indígenas, além do lançamento do livro “Quem são Elas?”, com histórias e relatos sobre mulheres que constroem a agricultura e a pesca capixaba, reunindo um total 19 capítulos com histórias de vida e de trabalho, além de histórias da formação de associações e dos grupos e experiências de Ater, cujas protagonistas são mulheres.

As informações são da Incaper via Assessoria de Comunicação da Seag.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures