ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtoras do Cerrado Mineiro participam de concurso de qualidade de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/11/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Um concurso feito por elas e para elas. As cafeicultoras das cooperativas ligadas ao Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM) anunciaram recentemente a realização de um concurso para os cafés produzidos por cafeicultoras cooperadas.

O projeto é uma organização da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), com a realização das cooperativas do Sistema RCM: Carmocer; Carpec; Coagril; Coocacer Araguari; Copadap e Monteccer. Chamado de Concurso de Qualidade de Cafés “Festival Elas no Cerrado Mineiro”, visa promover a qualidade dos cafés e o fortalecimento da intercooperação existente entre as participantes.

De acordo com a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes, a iniciativa surgiu da vontade de promover os cafés produzidos pelas cooperadas. “A cada safra percebemos o crescimento da participação feminina na cafeicultura, especialmente aqui na Região. Dentro das cooperativas já realizamos diversos trabalhos de incentivo à produção de qualidade e reconhecimento do trabalho desenvolvido por elas, seja por meio de capacitações ou de projetos exclusivos como é o caso do Elas no Café. O resultado disso tudo pode ser comprovado na excepcionalidade dos cafés apresentados. O Festival vem para mostrarmos ao Brasil e ao mundo os cafés produzidos por essas mulheres”, comenta.   

Para o concurso, foram apresentadas 144 amostras de cafés, que estão sendo provadas por Q-Graders das cooperativas participantes e que, por meio de uma avaliação às cegas, com a identificação dos lotes codificada, farão o ranqueamento dos cafés. 

Participam do Festival Elas no Cerrado Mineiro as esposas, filhas e netas de associados às cooperativas do Sistema RCM. A revelação das vencedoras do Festival será realizada durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), no dia 17 de novembro, no estande da Região do Cerrado Mineiro, onde todas as cooperativas estarão presentes como expositores.

A Superintendente da Coocaccer Araguari, Eliane Cristina, destaca a importância do Festival Elas no Cerrado Mineiro sob os vários aspectos: “Do ponto de vista da qualidade, o evento traz uma motivação para as cafeicultoras, com um espaço voltado para apresentação dos seus cafés. Do ponto de vista da sucessão, do envolvimento familiar na sociedade, o Festival foi organizado, possibilitando a participação de cooperadas, esposas, filhas, netas e familiares de cooperados que ajudam na fazenda, mas nem sempre aparecem, dessa forma, a traz também a oportunidade de destacar o trabalho dessas mulheres. Do ponto de vista da intercooperação, a ação fortalece todas as cooperativas e demonstra a união que existe entre nós e, ao mesmo tempo, que sem esta união não poderíamos realizar um evento como este”.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures