ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtor de São Sebastião da Vargem Alegre destaca importância dos cursos do Senar Minas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/08/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

O Sistema FAEMG conta com o SENAR Minas e diversos treinamentos relacionados ao manejo e a qualidade do café. Joaquim Vieira de Almeida Neto, o Kaka Vieira, de São Sebastião da Vargem Grande, é um dos cafeicultores que participaram do programa especial Gestão com Qualidade em Campo (GQC) e atualmente é um dos 30 produtores do grupo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte do município.

A trajetória de Kaka ilustra bem as mudanças que o Sistema FAEMG, a Associação dos Agricultores Familiares e Artesãos de Miraí (Agriarte), entidade cooperada na região, e a prefeitura estão proporcionando à cafeicultura de São Sebastião da Vargem Alegre. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município e membro diretor da Agriarte, Eduardo Almeida, explicou que desde 2018 os treinamentos do SENAR Minas impulsionaram a dedicação à produção de cafés de qualidade superior.

“A nossa microrregião é nova no circuito de cafés especiais e começamos com o pé direito utilizando conhecimentos técnicos e aproveitando a excelência dos cursos e instrutores do Sistema FAEMG”, disse. 

Ele também contou que o curso de Classificação e Degustação de Café e o instrutor Carlindo Rosa Loures têm um papel de destaque nessa história: “O Carlindo é muito amado na região pela didática e por acompanhar, apoiar e incentivar os produtores e ex-alunos. Há um grupo no WhatsApp com ele e outros instrutores do Sistema FAEMG usado para trocar informações que fazem a diferença para os produtores”.

O instrutor ajudou a idealizar a Festa do Café e o Concurso de Café de São Sebastião da Vargem Alegre, eventos que evidenciam os resultados do trabalho desenvolvido pelo Sistema FAEMG, prefeitura e Agriarte. Para Carlindo, a vontade de aprender dos produtores é a principal responsável por essa mudança de paradigma. Eduardo destacou o incentivo da prefeitura e as parcerias como um diferencial para o sucesso do trabalho. “É satisfatório e gratificante ver os produtores evoluindo na atividade e a cidade mostrando a potencialidade dos cafés. O Sistema FAEMG está atuante e cumprindo o seu papel”, disse.

No final de julho aconteceu a 4ª Festa do Café de São Sebastião da Vargem Alegre e o Concurso de Cafés do município e da microrregião. O Sistema FAEMG marcou presença no evento do início ao fim. A seleção das 52 amostras de cafés que participaram do concurso foi feita por ex-alunos dos cursos de Classificação e Degustação do SENAR Minas, em sua maioria jovens incentivados a se qualificarem para alavancar e profissionalizar a cultura do café no município.

O gerente do Sistema FAEMG em Viçosa (MG), Marcos Reis, e o instrutor Carlindo Rosa Loures degustaram no evento as 14 bebidas finalistas, das quais 12 foram produzidas por cafeicultores do ATeG Café+Forte. 

O grupo de assistência técnica e gerencial ocupou os cinco primeiros lugares do concurso, resultado celebrado pelo técnico de campo Davi Lopes. “Em menos de um ano de ATeG já temos resultados excelentes. O Grupo é motivado, engajado e comprometido. Esse concurso dá uma visibilidade importante para que eles conquistem novos mercados e melhores preços para os cafés especiais. Além disso, colabora para a valorização do trabalho, e para o fortalecimento da localização de origem da Região das Matas de Minas”, comentou.

“Para nós é importante participar do evento para incentivar a produção de cafés de qualidade para que o produtor agregue valor ao produto e, com isso, melhore a sua qualidade de vida”, destacou o gerente Marcos Reis.

Os campeões do Concurso de Cafés

Com 87,5 pontos, Ezequiel Marques conquistou o primeiro lugar no concurso. A segunda colocação ficou com Kaka Vieira, que alcançou a pontuação de 86,75. Para ele, a premiação foi uma grata surpresa, que valoriza a sua marca, o Café Caeira, e sua dedicação e afinco no trabalho pela qualidade.


Kaka Vieira recebendo a premiação

O cafeicultor enfatizou a importância do ATeG Café+Forte nessa conquista: “O programa é extremamente favorável para todo o grupo porque oferece assistência com sabedoria. Nosso técnico é especial e fala a língua do produtor. Somos gratos a ele e a essa oportunidade de adquirir conhecimento e acesso a tecnologias que resolvem nossos problemas. Estamos encaminhados para a alta produção”.

Lista dos 10 primeiros classificados:

  • Ezequiel Martins
  • Kaka Vieira
  • Werik Martins
  • Luiz Eduardo Bazoti
  • Laudir Loss
  • Edmundo Bento
  • Geraldo Martins
  • José Reginaldo
  • João Batista Vieira
  • Gaspar Silva

Os cinco primeiros colocados receberam premiação em dinheiro. Além do Sistema FAEMG, o Sicoob Credisudeste, a Emater e o Sebrae também foram parceiros do evento.

As informações são da Assessoria de comunicação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos em Viçosa (Por Lilian Moura).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures