ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção familiar de café conilon cresce 30% ao ano no Vale do Rio Doce, em MG

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/12/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Minas Gerais é o estado que mais produz café no Brasil, cultivando os frutos em diferentes regiões, inclusive nas menos prováveis, como o Vale do Rio Doce. Em geral, o café é uma planta de altitudes maiores e climas mais amenos, mas o tipo conilon se adaptou muito bem na região, garantindo renda para muitos produtores que antes precisavam migrar para conseguir sustentar a família.

É o caso do senhor Valdeci, que durante muitos anos deixou a esposa e os filhos em Água Boa para trabalhar na colheita do café conilon no estado do Espírito Santo. Nessa lida, foi adquirindo experiência no cultivo, trouxe sementes e começou uma pequena produção ainda na terra do seu sogro. Em poucos anos investindo na cultura, conseguiu comprar seu próprio pedaço de chão e viu a vida melhorar.

“Quando eu mudei pra cá, eu não tinha muitas coisas não. Eu morava com meu sogro e saía para o Espírito Santo para apanhar café. Trouxe as sementes, eu mesmo fiz minhas mudas, plantei e consegui comprar minha terra. Eu paguei a terra só com dinheiro de café. Se não fosse o café, eu não conseguiria. E hoje eu já trabalho pra mim mesmo e as coisas estão muito boas”, conta satisfeito.


Foto: Divulgação Emater-MG

Assim como Valdeci, vários agricultores familiares dos municípios de Água Boa, José Raydan, Santa Maria do Suaçuí, São José do Jacuri e São Pedro do Suaçuí, no Vale do Rio Doce, viram no conilon uma ótima oportunidade. Tanto que, de 2017 para cá, segundo dados da Emater-MG, a produção da variedade na região cresceu cerca de 30% ao ano.

Em 2017, esses municípios tinham, juntos, 62 agricultores familiares na atividade. Hoje já são 93, além de 5 produtores de maior porte, que também entraram no ramo. A área plantada saltou de 135 hectares para 380, e a produção saiu de 3, 6 mil sacas para 9,2 mil ao ano, volume ainda muito baixo para atender a demanda da região. Conforme a Emater, em Capelinha, que está próxima desses municípios produtores de conilon, a demanda das seis torrefadoras que operam na cidade é de 4 mil sacas deste tipo de café ao mês. Ou seja, ainda há muito mercado para explorar, o que deve incentivar mais produtores a investir na atividade.

“Há uma tendência de aumentar principalmente o número de pequenos agricultores e não de aumentar expressivamente a área com grandes produtores”, comenta o extensionista da Emater-MG, em Água Boa, Luiz Antônio Borges. Segundo ele, as áreas plantadas são, em média, de 2 a 3 hectares. “Nesses espaços, os produtores conseguem conduzir tranquilamente as lavouras, com custo de produção menor que o café arábica, por exemplo, e assim sustentar a família. Eu recomendo que eles se dediquem ao café conilon”, diz.

Produzindo desta maneira, em pequenos espaços, Edivano Batista Machado está satisfeito com os resultados do conilon. Conta que, em apenas meio hectare, conseguiu uma alta produtividade, que na última safra lhe rendeu aproximadamente 70% de lucro.

“Quem quiser plantar e cuidar dá lucro mesmo. Meu lucro aqui foi de 70%. De cada 100 reais, sobrou 70 pra mim e não é fácil sobrar 70. Trabalho de tardinha, até de noite com prazer, porque é muito bom trabalhar e ver o resultado. E sempre tem a expectativa de todo ano colher ainda mais. Posso reclamar não, depois que passei a mexer com café foi só melhora”, diz satisfeito.

Incentivo e qualidade

A Emater-MG tem incentivado o cultivo do conilon na região, promovendo Dias de Campo e prestando assistência técnica direta aos produtores. Segundo o coordenador técnico da empresa, José Mauro de Azevedo, o canéfora (espécie que dá origem ao conilon e outras variedades) é mais rústica, por isso mais resistente a pragas e doenças, além de se comportar bem mesmo com o déficit hídrico. “Esta região não está no semiárido, mas infelizmente, nos últimos anos, tem sofrido com a falta de chuvas. Sem contar que o conilon é uma lavoura de manejo mais simples e bem-adaptada à produção em pequenas áreas”, explica.

E os produtores da região não estão preocupados apenas com a quantidade de café que produzem, mas também com a qualidade. Com um pós-colheita caprichoso, o produtor Adílson Melo conseguiu atingir 85 pontos no seu café, no último concurso regional de qualidade do grão. Trabalhando com a família, pretende deixar esse legado para os filhos. “O meu sonho aqui não é só fazer um café bom, que eu possa vender a mil, cinco mil reais. Meu interesse maior é ver meus filhos que estão aí crescendo, meus sucessores, darem continuidade”, finaliza.

As informações são da Emater-MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures