ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Principais pontos dos preços do café no mês de janeiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/01/2023

2 MIN DE LEITURA

0
1

O Rabobank divulgou os principais pontos do mês de janeiro (até a data da publicação) em relação à produção cafeeira, como por exemplo: o Brasil exportou 39,4 milhões de sacas em 2022, queda de 3,1% em relação ao ano anterior. Enquanto as exportações de arábica verde aumentaram 3,9%, os embarques de canéfora verde caíram 60%.

Os altos preços de matérias-primas e a baixa disponibilidade de arábica fez com que muitos torrefadores locais aumentassem o uso de canéfora em blends no último ano. Apesar do desempenho positivo dos principais importadores de café, as exportações para Ásia, África e países árabes caíram 10,3%, 66% e 48,1%, respectivamente.

Em janeiro de 2023, a relação de troca spot atingiu 2,95 sacas/ton. Apesar da queda nos preços do café, os preços dos fertilizantes (principalmente ureia e potássio) continuam a diminuir. Vale destacar que a média do índice foi de 3,31 sacas/tonelada em 2022.

Em dezembro de 2022, os preços médios do café arábica estavam em R$ 1.012/saca (60kg), 30% abaixo do ano anterior. Em janeiro de 2023, os preços caíram para uma média de R$ 991/saca, queda de 33% em relação ao ano anterior. 

A precipitação em dezembro foi acima da média em todas as regiões de arábica analisadas, exceto uma (Guaxupé/MG). No entanto, o acumulado de chuvas da safra 2023/2024 segue favorável ao desenvolvimento da cultura. Em janeiro, o clima deve se manter propício para a fase de enchimento dos frutos.

Após duas safras frustrantes, espera-se uma recuperação para a safra brasileira de 2023/24. No entanto,permanecem as incertezas quanto ao tamanho dessa recuperação. Apesar da excelente florada e boa chuva, problemas na frutificação têm sido relatados em algumas regiões de arábica, especialmente na Zona da Mata. Além disso, chuvas de granizo atingiram algumas lavouras de café no sul e leste de Minas Gerais em outubro e novembro.

O Rabobank e´ um banco de atuação global especializado em soluções financeiras para o agronegócio e tem profundo conhecimento em toda a cadeia de alimentos - do campo a' mesa do consumidor. Por meio de sua área exclusiva de pesquisas, o Raboresearch, o banco desenvolve conteúdo sobre tendências e previsões sobre o agronegócio no Brasil e no mundo.

Com sede na Holanda, o Rabobank tem mais de 9 milhões de clientes e está presente em mais de 30 países. A instituição atua no Brasil há mais de 30 anos e conta com 17 agências no interior do país, com uma gama de serviços financeiros que inclui consultoria a empréstimos, gestão de riscos e investimentos para produtores rurais e grandes empresas agroindustriais.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures