ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primeiro dia da SIC discute temas de impacto na cadeia do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/11/2023

3 MIN DE LEITURA

0
1

Por Cristiana Couto

"A origem do café é única, exclusiva". A sentença, curta e impactante, proferida pela gerente de agronegócios do Sebrae Minas, Priscilla Lins, ilustra o tema da Semana Internacional do Café (SIC) deste ano e reforça a importância do território e seu saber-fazer no desenvolvimento dos cafés especiais.

Origens produtoras, resiliência às mudanças climáticas, rastreabilidade e gestão são alguns dos temas do momento no mundo dos grãos de qualidade. Assim, cientistas, produtores, torrefadores, traders, educadores e representantes de organizações de apoio à cafeicultura passaram o dia discutindo estes e outros assuntos a um público interessado (estima-se que 20 mil pessoas visitem o evento este ano), que não parava de chegar ao ExpoMinas, em Belo Horizonte, para o primeiro dia da SIC, que está em sua 11º edição.

Um dos primeiros convidados ouvidos foi Marcos Jank, professor-sênior de agronegócio do INSPER, de São Paulo. Em sua exposição sobre "Futuros e tendências do agronegócio: as oportunidades para o café", que ofereceu uma visão global do agronegócio nas últimas décadas e nos principais países do mundo, Jank deixou claro que, em termos de café especial, o Brasil deve concentrar sua atenção na Ásia como mercado consumidor. "A China é o futuro do café", sentenciou Jank, lembrando que, em parte expressiva do continente asiático, como o leste e o sudeste, a população e a renda estão aumentando.

Outra frase marcante de Priscilla Lins, que foi uma das palestrantes de "Origens produtoras e o novo cenário mundial", painel que se seguiu à fala de Jank e contou com o colombiano Luiz Samper (diretor da consultoria em sustentabilidade 4.Brands), foi: "Sustentabilidade já é uma realidade, não apenas uma conversa de ambientalistas".


Luiz Samper, Priscilla Lins e Marcos Jank discutem sustentabilidade - Foto: NITRO/Semana Internacional do Café

E, como é intrínseco a esse conceito, as dimensões não só ambientais, mas também sociais e econômicas da cafeicultura tiveram falas que reverberaram auditório afora e se reforçavam-se umas às outras. Em "Resiliência à mudança climática & prosperidade do produtor: o novo plano estratégico da plataforma rumo a 2030", o diretor da Plataforma Brasil, braço da Plataforma Global do Café (GCP), Pedro Ronca, cravou: daqui a sete anos, o objetivo da GCP é manter e a ampliar a renda e o bem-estar de 95 mil cafeicultores de diversas regiões do país.

Ronca fechou o primeiro dia do evento explicando a nova estratégia da plataforma, que objetiva desenvolver a sustentabilidade e prosperidade dos pequenos produtores do café a partir de uma ação coletiva, cujo fundo criado para sua estruturação soma 1,5 milhão de dólares. O agrônomo, também produtor de café, detalhou o projeto ao lado de seus parceiros, representados por Natalia Carr, assessora técnica do Conselho Nacional do Café (CNC), Raquel Miranda, assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e Silvia Pizzol, gestora de sustentabilidade do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Na concepção da GCP, renda e bem-estar do pequeno e médio produtor de café significam "ter uma boa qualidade de vida".

E a chave para isso chama-se agricultura regenerativa que, entre tantas atitudes a serem tomadas, destaca a rotatividade de culturas. E, sobretudo, parcerias e união. "A maior ameaça para garantir renda e bem-estar talvez sejam as questões climáticas", alerta Ronca. "E, para o protagonismo continuar, é necessária a unidade do setor, para alcançar mais produtores e ir mais longe", reflete Silvia Pizzol.

Mas, ao lado dos grandes desafios da cadeia do café, a bebida tem seu lado descontraído, de alegria e entretenimento.

Antes mesmo da abertura oficial do evento, que aconteceu às 10 da manhã, palestras e cuppings já convocavam baristas e apreciadores de café a compartilhar conhecimentos, inovações e, claro, sabores muito especiais. A 5ª edição do evento Intertorra, que este ano acontece durante a SIC, abriu os trabalhos às 8h30 com falas sobre construção de perfil de torra, com a barista Isabela Raposeiras, proprietária da premiada cafeteria Coffee Lab (SP).


Foto: NITRO/Semana Internacional do Café

"Privilegiamos atividades sensoriais e teóricas, para ampliar o conhecimento sobre torra, tanto em nível prático quanto acadêmico", explica Matheus Tinoco, idealizador do Intertorra. "Muitas das informações práticas passadas pela Isabela, por exemplo, foram confirmadas por dados científicos", analisa ele, referindo-se à aula sobre química da torra, ministrada pela educadora Verônica Belchior, doutora em ciência de alimentos e Q-Grader. A prova de cafés incluiu uma comparação entre a mesma amostra com torra adequada e torra com defeitos.

E, como é de praxe, a SIC abrigou mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Barista, que irá definir o campeão que seguirá para o mundial de 2024, em Seoul, na Coreia do Sul. Dinâmico, o evento contou com 10 baristas de sete estados. A segunda rodada eliminatória acontece hoje, com a apresentação de mais 10 participantes. A SIC, novamente, promete muitas emoções.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures