ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Previsão indica que março será de muita chuva em boa parte do país

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/02/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Segundo o Meteored Tempo, a previsão para o mês de março é de um período úmido e com muita chuva em boa parte do Brasil. As águas de março de fato vão ocorrer, com um padrão de distribuição da precipitação mais concentrado no centro-norte do país. Essa condição é muito próxima do esperado para esse mês, mas a consistência do período úmido 2022/2023 faz muitos se questionarem se a estação chuvosa pode terminar antes.

Com base nos principais fatores climáticos, as condições se mantêm muito favoráveis às chuvas para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O mês de março marca o fim do fenômeno La Niña, que vem atuando desde o segundo semestre de 2020, e traz o início de um período de neutralidade, o que, de forma mais direta, não beneficia nenhuma região do país com aumento da precipitação. 

Com a neutralidade do El Niño-Oscilação Sul, o padrão climático fica dependente da temperatura da superfície do Atlântico Sul (TSM) e das oscilações de Madden-Julian (MJO) e Antártica (AAO). A TSM se mantém aquecida em praticamente todo o Atlântico Sul, principalmente na porção próxima ao Nordeste e entre as regiões Sul e Sudeste, com a primeira contribuindo como fonte de umidade para o centro-norte do Brasil e, a segunda, para o posicionamento dos sistemas sobre o centro-sul do país. 

No entanto, para que a TSM exerça influência de fato, os demais fatores climáticos devem contribuir. Quanto a MJO, a oscilação atuará com muita intensidade durante a fase 8 por um período longo de pelo menos 15 dias, abrangendo a segunda e terceira semanas de março. 

Essa fase da MJO é a mais favorável às chuvas no centro-norte do país, principalmente entre as regiões Sudeste e Nordeste. Além disso, a AAO atuará com neutralidade e tendência negativa nos próximos 15 dias, o que indica uma atuação mais frequente de frentes frias, cavados e baixas pressões sobre o centro-sul, que podem ajudar a organizar as chuvas também no restante do país, principalmente favorecendo a formação de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). 

As informações são do Meteored Tempo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures