ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pouca demanda europeia pesará sobre embarques de café indiano em 2021

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/02/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Os exportadores indianos de café veem um crescimento nos embarques para o calendário 2021, mesmo com a segunda onda de Covid-19 na Europa – seu maior mercado – continuando a pesar sobre a demanda.

“A segunda onda da Covid, que afetou o consumo fora de casa em mercados-chave como Itália e Reino Unido, entre outros, está prejudicando os embarques de café indiano”, explicou Ramesh Rajah, presidente da Associação de Exportadores de Café. “Os pedidos ainda estão fracos. As pessoas não estão comprando muito adiantado e estão recorrendo às compras para consumo rápido. Normalmente, os compradores faziam pedidos com seis meses de antecedência, mas agora estão comprando com base na demanda”, completou.

Até agora, os volumes de exportação no ano novo foram parcialmente melhores, o que, segundo Rajah, podem ser explicados, em grande parte, por conta dos pedidos transportados do ano anterior.

Os volumes gerais aumentaram 4,4%, para 42.983 toneladas, entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado (41.159 toneladas). Isso se deve principalmente a um aumento nos embarques de grão verde, que subiram cerca de 24%, para 33.661 toneladas. No entanto, as re-exportações diminuíram 34%, para 9.322 toneladas durante o período, puxando para baixo o crescimento geral. Em termos de valor, as exportações de 1º de janeiro a 19 de fevereiro ficaram em US $ 106,60 milhões, um aumento de cerca de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.

Rajah disse que o segmento de consumo fora de casa na Europa, que foi duramente atingido pelo lockdown de Covid-19, atingiu os embarques de cafés indianos premium, principalmente o robusta. A demanda, no entanto, foi boa para os cafés robusta cereja mais baratos. No entanto, ele acrescentou que os arábicas indianos, que estão com preços muito mais altos do que os da Colômbia e das regiões da América Central, não viram muita demanda.

“A demanda da Itália, o maior mercado, ainda é fraca, enquanto as compras da Alemanha são melhores. O que vai para a Itália foram os contratos adiados do ano passado”, disse Rajah, acrescentando que os exportadores estão focados em manter seus mercados existentes, em vez de explorar novos.

Ele afirmou ainda que as exportações globais no calendário de 2021 devem ser levemente melhores: “podemos não atingir o nível de 2019, mas seremos melhores do que em 2020". No ano passado, as exportações de café da Índia caíram 12%, para 308 mil toneladas, atingidas pelo lockdown. Itália, Alemanha e Bélgica foram os três principais mercados para as exportações de café indiano em 2020, respondendo por mais de um terço dos embarques.

Além da demanda silenciosa, os exportadores indianos também lutam com fatores como o fortalecimento da Rúpia em relação ao dólar e o aumento das taxas de frete em meio à escassez de contêineres. “O fortalecimento da Rúpia está prejudicando a todos”, disse Rajah, acrescentando que o atraso na liberação do incentivo à exportação sob o MEIS/RoDTEP está aumentando a confusão. O incentivo de 3% da MEIS não havia sido liberado desde setembro do ano passado e os exportadores estão considerando a mesma taxa ao definir o preço de seus cafés.

O Coffee Board, em suas estimativas, fixou a safra 2020/2021, a partir de outubro, em 342 mil toneladas, em comparação com 298 mil toneladas no ano anterior. A colheita de arábica está quase no fim, enquanto os produtores estão no meio da colheita da safra de canéfora (robusta).

Segundo produtores, as recentes chuvas fora de época, juntamente com tempestades de granizo em partes do Norte de Kodagu, interromperam a colheita e atrasaram o processo de secagem dos cafés em outras regiões, como Hassan e Chikkamagaluru.

As informações são do BusinessLine / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures