ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisadoras da Epamig vão à Costa Rica para conferir cafeicultura agroecológica

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/11/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

A convite da certificadora internacional Rainforest Alliance, as pesquisadoras da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Madelaine Venzon e Wânia do Santos Neves, participaram da International Coffee Week (Sintercafé), que ocorreu entre os dias 8 e 10 de novembro, em Herradura, Costa Rica. 

Além do compartilhamento e divulgação dos resultados de trabalhos que a Epamig realiza há décadas sobre o controle biológico conservativo de pragas, as pesquisadoras também participaram de visitas técnicas para conhecer um pouco sobre a produção de café costarriquenha, incluindo a maior fazenda da cultura no país.

Visitas a fazendas de café da Costa Rica

A visita ao país da América Central começou antes da Sintercafé, com reuniões envolvendo pesquisadores locais que trabalham no Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE), importante centro de formação que recebe estudantes de todo o mundo. “O pesquisador Elias de Melo Virginio Filho nos levou para conhecer algumas plantações de café, para vermos de perto como é a produção no país. Inclusive estivemos na maior fazenda de café da Costa Rica, que se chama Aquiares. Conhecemos também o banco de germoplasma do CATIE, famoso internacionalmente pela abertura e disponibilização de materiais para produtores”, relata Madelaine Venzon.

O que mais chamou a atenção das pesquisadoras durante as visitas, segundo Madelaine, foi o fato de que a grande maioria da produção de café na Costa Rica já é realizada em sistemas agroflorestais, nos quais os cafeeiros são cultivados conjuntamente com árvores, arbustos e mata nativa. “Essa prática é muito comum lá porque as áreas para plantação do café são bem menores que as nossas e estão localizadas em regiões muito montanhosas. Além disso, toda a colheita deles é feita manualmente. Aqui no Brasil já temos iniciativas agroecológicas semelhantes e consolidadas, como os sistemas agroflorestais de café da Zona da Mata. No geral, estes sistemas são menos difundidos para os produtores, que ainda precisam se adaptar, pois o manejo da cultura é diferente da monocultura convencional. Mas o interesse pela cafeicultura agroecológica vem crescendo nas diversas regiões produtoras do país”, destaca a pesquisadora.

Reuniões técnicas para futuras parcerias

Durante a Sintercafé, evento que recebe em torno de 500 pessoas de todo o mundo a cada edição, as pesquisadoras participaram de um workshop sobre sustentabilidade, onde trocaram informações e dados com participantes de outros países. Elas também se reuniram com profissionais da cadeia do café, para estreitar os laços de pesquisa e o compartilhamento de informações. “Nos reunimos com a diretora internacional da Rainforest Alliance, Juliana Jaramillo, que ficou fascinada com os resultados das pesquisas da EPAMIG, pois a certificadora coordena um programa de redução do uso de pesticidas a nível mundial, que pode ser muito beneficiado pelo trabalho que fazemos com controle biológico conservativo de pragas”, conta Madelaine. A prática envolve a diversificação dos plantios de café com árvores, arbustos, coberturas verdes e manejo de plantas espontâneas (não cultivadas), pesquisadas para seletivamente atrair e manter as populações de inimigos naturais das pragas, como insetos e entomopatógenos, que já existem naturalmente nos ecossistemas.

A ideia por trás das reuniões, segundo Madelaine, é materializar uma parceria para o futuro e intensificar a troca de resultados com outros países. “Estamos idealizando um evento para o ano que vem, em Belo Horizonte, envolvendo produtores, pesquisadores, certificadoras e empresas da indústria do café. Queremos também trabalhar em um guia técnico ilustrado com essas práticas agroecológicas, focado no manejo de pragas”, conclui a pesquisadora.

Mais de duas décadas de pesquisa no controle de pragas

A participação no Sintercafé foi apenas a mais recente no movimentado calendário da pesquisadora Madelaine Venzon, que é referência no manejo de pragas do café há 22 anos. Em setembro de 2022, Madelaine foi a primeira mulher a proferir a palestra de abertura, em 28 anos, do Congresso Brasileiro de Entomologia, realizado em Fortaleza (CE). Em seguida, participou do 3º Simpósio Brasileiro do Manejo Biológico do Café, que ocorreu em Franca (SP), e do III World Food Day Américas. No mês de novembro, a pesquisadora foi convidada para a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, e, entre os dias 29 e 30, participará da primeira Jornada: O Mercado e o Café Carbono Neutro, em Monte Carmelo (MG).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures