ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa Cafeeira: Condições climáticas prejudicaram potencial produtivo das lavouras na safra 22/23

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Desenvolvimento de novas tecnologias, estímulo à qualidade dos cafés e capacitação para exportação direta foram temas considerados prioritários por 75% dos cafeicultores que participaram da Pesquisa Cafeeira 2022/2023, realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Portal CaféPoint. Clique aqui para ler o documento.

A fim de traçar um panorama sobre a cafeicultura do País, a pesquisa ouviu 474 produtores de café arábica e canéfora de dez estados brasileiros (Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins), no período de 1º de outubro a 16 de dezembro de 2022.

De acordo com o levantamento, as condições climáticas prejudicaram o potencial produtivo das lavouras de café na safra 2022/2023. Apesar da bienalidade positiva, na comparação com a média dos últimos quatro anos, apenas 37% dos produtores disseram ter colhido acima da média, enquanto 46,8% responderam que foi dentro da média esperada e 16,2% indicaram ter colhido muito abaixo da média.

O resultado é coerente com as informações divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra cafeeira 2022. Segundo a entidade, o clima desfavorável ao desenvolvimento cafeeiro reduziu o volume colhido em 19% em relação à safra de 2020, quando a colheita foi de 63 milhões de sacas.

“Do inverno de 2020 a primavera de 2022, importantes regiões cafeeiras sofreram com estiagem severa, ocorrência de geadas, além de granizo e temporais. Em comparação com a última safra cheia, o impacto no potencial produtivo dos cafés do Brasil corresponde a uma redução de 12 milhões de sacas ofertadas ao mercado global”, destacou a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda.

A pesquisa também apontou o perfil fundiário das propriedades dedicadas à cafeicultura. Com base nas respostas obtidas, 80% dos produtores têm propriedades com menos de 25 hectares, confirmando a contribuição das pequenas e médias propriedades para a cadeia produtiva.

Outra vertente do levantamento foi a tecnologia de colheita e pós-colheita. De acordo com os resultados, predominam nas propriedades cafeeiras os métodos de colheita manual (72%) e o processamento de pós-colheita natural (89%). Os dados demostram que existe correlação quanto ao emprego de tecnologias de colheita e o perfil fundiário.

Nas pequenas propriedades, por exemplo, mesmo que em boas condições topográficas, a mecanização da colheita pode ser inviável devido ao alto investimento necessário para a compra desses equipamentos.

Em relação ao uso de tecnologias de produção, a pesquisa questionou os entrevistados sobre o uso da irrigação e quais sistemas utilizados por eles. Considerando os produtores de café canéfora, 81% deles responderam fazer uso de irrigação. Já os que cultivam café arábica, apenas 10% são irrigantes. O sistema de irrigação predominante é o gotejamento, utilizado em 76% das propriedades.

A pesquisa também consultou os produtores quanto à disponibilidade de mão de obra para colheita. Com base nas respostas, 57,6% dos produtores enfrentaram alguma dificuldade na contratação de safristas.

Pesquisa Cafeeira 2022

As respostas foram coletadas por meio de questionário digital e também presencial, durante a Semana Internacional do Café (SIC), que ocorreu nos dias 16 a 18 de novembro de 2022, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Do total respondido, 90% foi de produtores de café arábica e 8% de produtores de café conilon ou robusta, e 2% de produtores que cultivam ambas as espécies.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures