ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa aponta média de 60 milhões de sacas para nova safra de cafés do Brasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), junto com a Embrapa Café, divulgou o Sumário Executivo do Café – Fevereiro 2020, que permite realizar uma análise da safra da cafeicultura mundial.

A produção global de café estimada para a presente safra de 2020, consideradas as espécies de arábica e canéfora, foi calculada em aproximadamente 169,3 milhões de sacas, volume que representa uma redução de 3% em relação à anterior. Nesse contexto, a produção global de café arábica será de 95,8 milhões de sacas (que correspondem a 56,6%) e a de canéfora, 73,5 milhões de sacas (43,4%).

O Brasil deverá colher entre 57 e 62 milhões de sacas, o que dá uma média de 60 milhões de sacas, das quais aproximadamente 45 milhões são da espécie arábica e 15 milhões de sacas de canéfora. Este número total representa aproximadamente 35% do total da produção mundial no presente exercício. O Vietnã, que é o segundo maior produtor de café do mundo, tem sua safra estimada em 32 milhões de sacas, volume que corresponde a 19% da produção mundial. Em seguida a Colômbia, que deverá produzir 14 milhões de sacas, se tornando o terceiro maior produtor de café, com 8,5% do volume em nível mundial.

Em relação à produção mundial de café da espécie arábica, vale destacar que nesta safra de 2020 o protagonismo dos Cafés do Brasil será bastante expressivo. Em uma área plantada de 1,52 milhão de hectares, com produtividade média em torno de 30 sacas por hectare, a produção brasileira de arábica está estimada num intervalo que varia de 43 a 46 milhões, com média de 45 milhões de sacas, que representam, aproximadamente, 46% do total da produção mundial dessa espécie.

Minas Gerais segue como o maior estado produtor de café arábica, com uma produção prevista de aproximadamente 31 milhões de sacas, equivalente a 69% da produção brasileira e 32% da mundial dessa espécie. A Colômbia, segundo maior país produtor de café arábica, deverá produzir 14 milhões de sacas, que representam 15% do total produzido no mundo em 2020.

Com relação exclusivamente ao café canéfora (conilon), a produção mundial está estimada em 73,6 milhões de sacas de 60 kg, das quais o Vietnã será responsável por 31 milhões de sacas, se destacando como o maior produtor da espécie com 42% da produção mundial em 2020. No caso do Brasil, em uma área de 371 mil hectares, com produtividade média de 41 sacas por hectare, o País deverá produzir entre 14 e 16 milhões de sacas, o que representará aproximadamente 20% da produção mundial de canéfora (conilon) em 2020.

Com essa performance o Brasil se posiciona como o segundo maior produtor da espécie de canéfora (conilon) em nível mundial. O Espírito Santo, segundo maior estado produtor de café no Brasil, produzirá nesta safra em torno de 10 milhões de sacas dessa espécie, sendo responsável por 66% da produção brasileira de canéfora (conilon) e 14% de toda a produção mundial dessa espécie.

As informações são da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures