ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Parceria entre GCP e GFEMS quer propagar diálogo social na cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/06/2024

1 MIN DE LEITURA

0
0

Por Cristiana Couto

A Plataforma Global do Café (GCP) no Brasil e o Fundo Global para Erradicar a Escravidão Moderna (GFEMS) acabam de firmar parceria para fortalecer a promoção do trabalho digno na cadeia produtiva cafeeira. A cooperação da GCP dá suporte à difusão da iniciativa Nossa Voz, ferramenta lançada pela GFEMS – organização norte-americana criada em 2016 – e que dá aos trabalhadores da cafeicultura a chance de fazer reclamações ou  tirar dúvidas. 


Trabalhadores da Fazenda Caiana, em Machado (MG)

A Nossa Voz é uma ferramenta pioneira. “Em 2023, lançamos o piloto na cafeicultura brasileira”, explica Fernanda Carvalho, Diretora do GFEMS no Brasil, que está levando o instrumento para outros setores ainda não divulgados. O instrumento, que funciona por whatsapp ou ligação telefônica humanizada, também é o único no mundo a auxiliar o exercício da Devida Diligência em Direitos Humanos (DDDH), da Organização das Nações Unidas, a partir do contato direto com os trabalhadores do setor. “É um mecanismo de reclamação que atende às regulamentações internacionais”, detalha ela, que ressalta ainda seu caráter preventivo e de diálogo social. “O poder transformador do Nossa Voz sobre as condições de trabalho nas cadeias produtivas globais intensifica os processos de diálogo entre trabalhadores e produtores”. 

As reclamações são resolvidas  por meio do diálogo com produtores e empresas intermediado pela CONTAR – Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Trabalhadores Rurais, entidade que faz o atendimento e presta assistência técnica –, assegurando aos produtores a identificação, mitigação e remediação dos riscos sociais. Já aderiram ao Nossa Voz empresas e cooperativas como EISA, Sucafina, COFCO, Agrogenius e Rainforest Alliance. 

Para participar, os produtores e trabalhadores recebem treinamento, o que os aproxima do trabalho preventivo feito pelo Instituto Trabalho Decente (ITD) entre trabalhadores vulneráveis em municípios de Minas Gerais e Bahia. A iniciativa tem o apoio do Pacto Global das Nações Unidas no Brasil e da Organização Internacional do Trabalho.

Informações: clique aqui

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures