Parceria entre ABIC e Safras & Mercado realiza primeira live e aborda colheita do café

Transmissão aconteceu no dia 4 de maio e contou com a apresentação de dados apurados pela consultoria em relação a colheita da safra 2023/2024

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Na última quinta-feira (4), houve o primeiro evento da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a consultoria Safras & Mercado. A live teve como tema “A chegada da safra e o que pode mudar no mercado - uma análise da safra cafeeira de 2023 para a indústria”.

A apresentação foi mediada por Lessandro Carvalho, jornalista da Agência Safras, com a participação de Gil Barabach, consultor da Safras & Mercado. Nesta primeira edição, ainda teve a presença especial do presidente da ABIC, Pavel Cardoso.

Expectativas para safra 2023/2024

Durante o evento on-line, houve apresentação de dados apurados pela Safras & Mercados em relação à próxima colheita. Os números apontam otimismo com o futuro, conforme explica Barabach: “Está se desenhando um aumento na produção de arábica, com a projeção de 43,50 milhões de sacas”. A venda também deve subir, mas não muito, por conta do crescimento lento da economia brasileira. A diferença projetada entre consumo e produção resulta em um superávit de 45,15 milhões de sacas.

Nesse cenário, a expectativa é de aumento das exportações, retomando o market share internacional. Além disso, é possível esperar estoques mais confortáveis, podendo abastecer melhor o mercado com a possível queda nos preços, se confirmada a previsão de safra cheia para o ano. Outro ponto levantado pelo consultor foi a valorização do canéfora no cenário internacional, motivado pela oferta curta no Vietnã e a safra menor na Indonésia.

Anúncio do 29º ENCAFÉ

Na live, também foi anunciado o início das inscrições do 29º Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ), que será realizado entre os dias 15 e 19 de novembro, no Resort Vila Galé, em Alagoas. Os interessados em participar podem se cadastrar no site da ABIC.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.