ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Paraná registra queda na área de cultivo de café nos últimos dez anos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/08/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

A produção cafeeira no Paraná tem registrado queda ao longo dos últimos dez anos, tanto em volume quanto em área de cultivo. De acordo com informações do Canal Rural, a área total destinada à cafeicultura diminuiu em 59% na última década, de 66,7 mil hectares em 2012, para 27,8 mil hectares em 2022.

Já referente à produção, o estado apresentou declínio de 62,5% no mesmo período, caindo de 90,6 mil toneladas, para as estimadas 33,9 mil toneladas no ciclo 2022/2023, volume que ainda está sendo colhido nas lavouras. A previsão representa queda de 35% na comparação com a temporada anterior, 2021/2022, quando foram colhidas 51 mil toneladas.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), os principais motivos da redução são as seguidas secas dos últimos anos, que afetaram o vigor da planta; a competitividade com a soja; e as recentes intempéries climáticas de inverno, que devem provocar uma redução de 30 a 40% na produção.

“Tivemos produtores que optaram por erradicar algumas áreas que foram muito afetadas, mas a própria geada causou uma poda natural, tirando o potencial de produção para este ano”, comentou Paulo Franzini, economista do Deral. 

“A soja, nos últimos anos, vem sendo muito atrativa em termos de preço e utilização de pouca mão de obra. Então, muitos produtores que cultivam café e soja optaram por reduzir a área de café. Nos últimos anos, os preços ficaram muito estabilizados, abaixo de R$ 400 a saca, e o custo de produção veio aumentando. Muitos produtores já estavam pensando em talvez erradicar alguma área com baixa produtividade porque não estava dando renda, lucro”, completou.

Nesta safra, o Paraná já colheu 84% da área produtiva, estimada em 27 mil hectares. Do total, 69% das lavouras apresentam boa qualidade, 27% em condições médias e 4% foram avaliadas como ruins. 

As informações são do Canal Rural.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures