Panorama: situação da colheita de café no Brasil
Segundo a Coopermar, a colheita de café na região de Marília gira em torno de 30% a 35%. No Paraná, Bahia e região de Caratinga/MG, o índice colhido é de 45% a 50%. Enquanto cafeicultores de Araguari e região estão com os trabalhos atrasados em 60 dias, em média, a colheita do conillon no Espírito Santo chega a 85%. Aproximadamente 20% da safra 2008/09 já foram colhidos na região de Franca, e a colheita na região de atuação da Cooxupé, envolvendo o sul e cerrado de Minas Gerais e parte de São Paulo está entre 10 a 15%.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
Na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais, a colheita do café da safra 2008 evoluiu muito lentamente nesta semana. Segundo o gerente de comercialização da Cooperativa, Paulo Tavares, os trabalhos avançaram apenas 5% nos últimos dias, enquanto os produtores continuam encontrando dificuldades na escassez da mão-de-obra. Agora, estima-se que aproximadamente 45% da safra já tenha sido colhida na região.
Com previsão de início da colheita na segunda quinzena do mês, os cafeicultores de Araguari (MG) e região já estão com um atraso médio de 60 dias na colheita. Em Patrocínio, no Alto Paranaíba, e municípios do entorno, somente em 30% das propriedades a colheita está em andamento. O atraso foi provocado principalmente pelo longo período de chuva no início deste ano, que estendeu o período de crescimento e maturação do grão. A qualidade dos grãos, entretanto, não foi comprometida, e a colheita será feita em tempo hábil para atender aos contratos de venda.
Na Bahia, os trabalhos de colheita da safra 2008 de café aceleraram nesta semana. Segundo o presidente de honra da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes de Araújo, há mais café maduro e a mobilização é grande para conseguir mão-de-obra. Aproximadamente 900 mil sacas, do total de 2,5 milhões de sacas previstos nesta safra, já foram colhidas.
Já a comercialização na Bahia está praticamente parada. "Com os solavancos na bolsa, incluindo uma queda de quase 900 pontos num único dia por conta de especulação, o mercado interno ficou travado", afirmou Lopes de Araújo. O presidente de honra da Assocafé disse ainda que apenas o produtor que precisa de capital para continuar os trabalhos de colheita está vendendo o seu produto.
A colheita de café no estado do Espírito Santo evoluiu pouco nos últimos dias. Segundo Marcus Magalhães, da Maros Corretora, frio e chuvas atrapalhando o andamento dos trabalhos nesta semana. A colheita do conillon no Espírito Santo está entre 80% e 85%, enquanto no arábica entre 30% e 35%.
Com as boas condições climáticas que incidiram na região de atuação da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca (Cocapec), no norte de São Paulo, os trabalhos de colheita de café evoluíram satisfatoriamente ao longo desta semana. Segundo Anselmo Magno de Paula, gerente do departamento de comercialização da Cooperativa, aproximadamente 20% já foram colhidos até o momento, apesar do atraso de 30 dias nos trabalhos.
Na região da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Marília (Coopermar), atuante no centro-oeste de São Paulo, principalmente nas regiões de Marília e Garça, a colheita de café está rendendo bem, segundo o engenheiro agrônomo da cooperativa, Aurélio Giroto. Nesta semana, o clima tem ajudado nos trabalhos, que totalizam até o momento de 30% a 35%.
A colheita da safra 2008/09 na média ponderada nas regiões de atuação da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), envolvendo o sul e cerrado de Minas Gerais e parte de São Paulo está em 14%. É o que mostra levantamento da cooperativa, segundo o gerente de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Joaquim Goulart. Na semana anterior, a Cooxupé indicava para sua área de atuação colheita de 10,2%.
Em São Paulo, na área de atuação da Cooperativa, a colheita está em 15,8%, contra 6,4% da semana anterior. No sul de Minas Gerais, a Cooxupé estima colheita em 13%, contra 10,5% da semana passada. No cerrado mineiro, a cooperativa trabalha com um percentual colhido também de 13%, na comparação com 10,3% da semana anterior.
Segundo Joaquim Goulart, a colheita evoluiu bem na última semana. As lavouras mecanizadas estão entrando mais firmemente no período de colheita. No cerrado mineiro, principalmente, com frutos mais maduros agora, os trabalhos vão evoluindo bem. Goulart observa que o clima tem sido favorável, apesar de dias nublados atrapalhando um pouco.
As informações são da Agência Safras.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!