ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Palha de café em dose alta pode matar cafeeiros novos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/02/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

A aplicação de palha de café é indicada na fase de plantio de cafeeiros, mas precisa ser adequadamente empregada, pois pode oferecer danos às plantas, chegando a matá-las.

A palha de café é um adubo orgânico bastante disponível nas propriedades cafeeiras, representando cerca de 50% em peso de todo o café produzido nas fazendas. Ela é rica em nutrientes, sendo que a palha oriunda do beneficiamento do café em coco seco possui cerca de 1,5% de N, 0,15% de fósforo e 3% de potássio. Por isso, a palha deve retornar para as lavouras, fornecendo nutrientes essenciais NPK além de outros macro e micro-nutrientes. Também, como fonte de matéria orgânica, a palha pode auxiliar na melhoria física e biológica do solo.

Na fase de plantio das lavouras cafeeiras, o uso da palha é mais comum dentro do sulco/cova. No entanto, conforme demonstrado por pesquisas efetuadas, deve ser aplicada em cobertura, pois, nessa condição, libera nutrientes mais próximos às raízes das plantas novas e ainda forma uma cobertura morta junto à linha de cafeeiros, favorecendo a manutenção da umidade no solo. No caso do potássio, a água das chuvas retira o nutriente da palha e ele se aprofunda junto às raízes. Os demais nutrientes vão sendo liberados com a decomposição do material.

O modo de uso mais adequado consiste em esparramar a palha numa faixa de cerca de 50-70 cm, abrangendo os dois lados da linha de cafeeiros, depois do plantio. O cuidado essencial, pra evitar problemas de queima e morte de mudas recém-plantadas, é não colocar camada grossa ou montes, devendo a espessura da palha ficar com no máximo uns 2 cm de altura. Se ficar grosso junto a muda, o material da palha pode queimar o tronco da muda, seja por absorção e transmissão de calor do sol, ou, principalmente, pelo aquecimento devido ao processo de fermentação da palha. Quando realizado o uso da palha de café não é preciso adubar com potássio no pós-plantio.


A palha de café no pós-plantio de cafeeiros deve ser colocada em cobertura, numa faixa de 50-70 cm, abrangendo os dois lados da linha de cafeeiros. Assim pode fornecer nutrientes às plantas e servir como cobertura morta, preservando a umidade no solo.


Quando a espessura da palha for muito grossa, como na muda da direita, o contato do tronco com a palha e sua fermentação pode matar a planta.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures