ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Palestras, workshops e exposições marcam primeiro dia de Expocafé 2023

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A 26ª Expocafé começou na última quarta-feira (17), no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas (MG). Realizadora do evento, a Epamig, em parceria com diferentes instituições, aposta em espaços como a Expocafé Mulheres, Produtor Inovador e Aromas e Sabores, para debater temas relevantes para a atividade, como equidade, oportunidades tecnológicas e preparo e consumo de café.

A programação da 3ª Expocafé Mulheres propõe debates acerca do tema “Fortalecimento de Lideranças Femininas na Cafeicultura”. Na tarde do primeiro dia, o primeiro painel teve como convidadas Silvana Novais, gerente da Mulher, do Jovem e da Inovação do Sistema Faemg/Senar; Miriam Monteiro de Aguiar, da Aliança Internacional das Mulheres do Café Brasil (IWCA); e Francielly Lasmar Balduíno, da Fundação Neumann do Brasil. A apresentação ficou a cargo da professora do IF Sudeste, Danielle Baliza.

O encerramento contou com uma rodada de conversa com a participação de lideranças femininas na cafeicultura, com mediação da pesquisadora da Embrapa Café, Helena Maria Ramos Alves, uma das idealizadoras do evento. “Nosso primeiro desafio foi mapear e mostrar que existem mulheres trabalhando e gerindo propriedades cafeeiras no Brasil. Em 2017, identificamos quase 90 mil mulheres dirigindo ou co-dirigindo fazendas de café. Nosso desafio é comprovar que as mulheres não apenas ajudam, também lideram e chefiam. Queremos igualdade de oportunidades e direitos”, enfatizou.

Produtor Inovador

A programação do estande Produtor Inovador foi aberta também na quarta-feira, pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, e pela diretora-presidente da Epamig, Nilda Soares, que destacou a preocupação da Epamig em levar inovações e resultados de pesquisas recentes aos cafeicultores mineiros.

“A Epamig tem uma série de pesquisas realizadas para mitigar os efeitos que aceleram as mudanças climáticas que afetam diretamente a agropecuária. Nesse sentido, temos buscado, por exemplo, auxiliar nossos produtores a obterem o selo de certificação Carbono Zero para suas fazendas de café”, ressaltou. “Outra questão importante são as inovações para reduzirem o uso de agrotóxicos. Por isso, a Epamig também tem desenvolvido trabalhos com uso de inimigos naturais das pragas do café”, completou a diretora-presidente.

Logo após começaram as atividades do Hub Conecta Day, com a apresentação da vice-presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmem Lúcia Chaves. “Temos, hoje, mais de 70 mil produtores associados, que estão divididos em 11 categorias de membros e espalhados por 14 estados brasileiros”, comentou. Outros tópicos abordados foram as diferenças nas produções de cafés especiais das diversas regiões de Minas Gerais e a importância de os cafeicultores estarem atentos aos movimentos de mercado, conhecendo bem a qualidade de seus produtos e buscando associações, cooperativas e certificações.

Aromas e Sabores

Durante a tarde do primeiro dia, ocorreu a primeira oficina sensorial do estande Aromas e Sabores, realizada pela equipe do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), da Universidade Federal de Lavras (Ufla). A atividade “Métodos de Preparo da Bebida” apresentou quatro formas diferentes de preparo de um mesmo café (v60, prensa, kalita e globinho), abordando as diferenças sensoriais de cada uma delas na xícara. Os participantes tiveram a oportunidade de saborear a bebida e sentir os distintos perfis apresentados por cada método.

Expocafé 2023

O cafeicultor que visita a feira tem a oportunidade de conhecer novidades em maquinários, de grande e pequeno porte, e em insumos, apresentados por 145 expositores. Em campo, durante as dinâmicas de máquinas, é possível acompanhar o desempenho de alguns dos equipamentos, além de presenciar a programação nos espaços Expocafé Mulheres, Produtor Inovador e Aromas e Sabores. A Expocafé acontece até a sexta-feira (19).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures