ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Países africanos produtores de café se reúnem para debater sobre cadeia de valor no continente

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/08/2023

2 MIN DE LEITURA

0
1

Representantes de 25 países produtores de café na África se reuniram em Uganda para um debate sobre como proteger a parte justa do continente na cadeia de valor global. A reunião, batizada de 2ª Cúpula do Café dos Chefes de Estado da África do G-25, foi convocada sob o tema “Transformando o setor cafeeiro africano por meio da agregação de valor”.

A primeira pauta ocorreu no ano passado em Nairóbi, no Quênia, com os participantes reavaliando o desempenho geral do setor cafeeiro na África. Nos últimos quatro dias, os funcionários falaram sobre o que chamam de mercado internacional de café desfavorável, onde a maior parte do café africano é exportado com pouca agregação de valor.

Gerald Katabazi, proprietário de uma torrefação de café na capital de Uganda, está determinado a aumentar o consumo de café, em um país que exporta a maior parte do grão para o mercado internacional. Ao iniciar uma torrefação, Katabazi está entre os muitos jovens africanos que tentam agregar valor a uma das culturas comerciais mais antigas do continente para aumentar a renda familiar.

“Sou apaixonado por café porque sei o impacto que tem. Ele me fez quem eu sou hoje e me educou. Estou analisando como isso pode impactar outras pessoas. O café está criando uma série de empregos para os jovens hoje e é uma cultura comercial importante, que é exportada e, em troca, temos receitas que são usadas para o desenvolvimento de infraestrutura”, disse. 

Enquanto os jovens se esforçam para promover o consumo de café entre a crescente classe média da África, os governos de vários países estudam políticas para apoiar a indústria. Segundo a Organização Interafricana do Café (IACO), um dos organizadores do encontro, o café é fundamental para as economias africanas e é uma fonte de subsistência para pelo menos 60 milhões de pessoas em todo o continente.

Somente na Uganda, a cadeia de valor do grão apoia mais de cinco milhões de famílias que se envolvem em várias atividades cafeeiras, desde a produção até a exportação, de acordo com o Ministério da Agricultura, Indústria Animal e Pesca de Uganda.

A IACO, criada em 1960 para atender aos interesses da indústria cafeeira africana, disse que os países produtores de café na África podem aproveitar as oportunidades de agregação de valor e aumentar a contribuição da África para o comércio global de café, que tem um valor estimado de US$ 466 bilhões. A produção de café do continente representa 12% da produção mundial total do grão. 

Emmanuel Iyamulemye, diretor-gerente da Autoridade de Desenvolvimento do Café da Uganda, disse que muitas questões críticas serão discutidas para impulsionar o desenvolvimento da indústria cafeeira na África. “Quando você agrega valor, aumentamos a receita em seis vezes”, destacou. Ele acrescentou que a Uganda se juntará a outros países africanos no lobby da União Africana para tornar o café uma cultura prioritária. 

Ezra Suruma, ex-ministro das finanças da Uganda, disse que, se os países africanos se unirem, aumentarão seu poder de negociação coletiva no mercado internacional de café. “Nos últimos anos, tem-se procurado fortalecer a cooperação destes países africanos, para que tenham uma só voz no mercado internacional porque individualmente são insignificantes e não podem influenciar o mercado”, finalizou.

As informações são do The Citizen / Tradução Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures