O aquecimento global está impactando a cafeicultura?

O aumento da temperatura nem sempre tem a ver com o aquecimento global. Existem ciclos naturais em que a temperatura dos Oceanos aumenta ou diminui. No Oceano Pacífico as mudanças da temperatura recebem o nome de El Niño (aquecimento) ou La Niña (resfriamento).

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Paulo Sérgio Elias, Cajuru/SP: Como pequeno cafeicultor em Cajuru pude observar nos últimos anos, especialmente do início até meados desta década, que um aumento das máximas registradas na minha propriedade foi suficiente para provocar danos na lavoura de forma que a produtividade diminuísse consideravelmente. Tenho um solo podzólico e o défice hídrico provocado por períodos de seca associado a um aumento de temperatura somente não inviabilizou minha área para cultura do café por ter implantado irrigação por gotejamento. O aumento da temperatura global amplamente anunciado nos últimos anos é uma realidade? Temos comprovação científica de que houve variações de máximas e mínimas neste período que estatisticamente nos leve a concluir que a afirmação é verdadeira?

Celso Oliveira, meteorologista da Somar: Prezado Paulo Sérgio,

Valem algumas considerações sobre seu depoimento:

• Os estudos sobre o aquecimento global são contraditórios. Dependendo de que região estamos estudando, observa-se ou aquecimento ou resfriamento. Cada região do planeta responde de uma forma diferente às emissões de gases estufa.

• Em Cajuru, especificamente, acredito que não haja um estudo sobre as temperaturas dos últimos anos, mas se fosse fazer uma aposta, trabalharia com a hipótese de aumento da temperatura. Entretanto, o aumento da temperatura pode não ter a ver com aquecimento global.

• Existem ciclos naturais em que a temperatura dos Oceanos aumenta ou diminui. No Oceano Pacífico, o maior de todos, as mudanças da temperatura recebem o nome de El Niño (aquecimento) ou La Niña (resfriamento). A atmosfera é fortemente dependente da temperatura da superfície do planeta, independentemente se for Oceano ou Continente. E toda vez que há mudança na temperatura das águas do Pacífico, a atmosfera sofre uma grande influência. Olhando apenas o El Niño, quando o fenômeno surge nas águas do Pacífico, as frentes frias ficam bloqueadas sobre a Região Sul, gerando uma condição tropical, com calor extremo em Cajuru e em boa parte do Sudeste. E quando você relata que teve problemas especialmente no início da década de 2000, há uma enorme coincidência com vários episódios de El Niño entre 2002 e início de 2007.

Portanto, existem fatores naturais que mexem com a temperatura do globo terrestre, independentemente da ação humana. Você conhece agronomia e café muito mais que eu. Mas vale a recomendação de dar uma olhada nos vizinhos. Uma variação de temperatura global afetaria toda a região igualmente. Todos teriam uma diminuição da produtividade de forma semelhante. Se isto não aconteceu é porque existe algum outro fator dentro da fazenda que está potencializando as perdas (pode ser solo, variedade, etc). Vale a pena fazer uma pesquisa.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!



Acompanhe nosso boletim semanal

Veja a previsão diária para o seu município: o CaféPoint disponibiliza previsões climáticas detalhadas para mais de 400 cidades brasileiras produtoras de café. Clique aqui

Previsão de chuvas - mapas
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.