ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova metodologia para avaliação de café solúvel será destaque na SIC

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/10/2022

4 MIN DE LEITURA

0
0

No primeiro dia da Semana Internacional do Café (SIC), 16 de novembro, será apresentado um documento técnico sobre a metodologia (White Paper), uma compilação de todo o trabalho feito com o café solúvel para se estabelecer a classificação do produto. 

“Uma metodologia para avaliar a qualidade do café solúvel torna-se ainda mais relevante num momento em que as indústrias lançam produtos de maior valor agregado, com diferentes características e para diferentes usos, o que inclui desde o preparo de cappuccinos, drinks e outros tipos de bebidas, cápsulas e até o uso culinário. Tudo isso somado à praticidade de se consumir o solúvel. Todo este processo vai possibilitar a criação de uma linguagem comum para avaliar estes cafés, criando referências para o setor, e marca um reposicionamento do solúvel no mercado”, afirma o diretor de Relações Institucionais da entidade, Aguinaldo Lima.

A metodologia é descritiva e avalia a intensidade de características presentes no café solúvel, diz Aline Garcia, Pesquisadora Científica do ITAL. A equipe do Instituto participou ativamente do desenvolvimento da metodologia de avaliação do café solúvel, juntamente com demais integrantes da indústria e especialistas. Aline sugeriu aplicar testes descritivos como o Sorting e CATA para refinar a metodologia e coordenou a interpretação destes resultados em algumas reuniões da equipe envolvida na criação da metodologia.

“O principal questionamento foi desenvolver uma metodologia que se comunique com o consumidor, ou seja, informar as características da bebida para que o consumidor possa fazer a sua escolha”, destaca a pesquisadora.

Eliana Relvas, especialista em avaliação sensorial e consultora da Abics, que coordena este projeto, destaca que essa é uma forma para entender melhor o produto e, principalmente, a aplicação dele, em que os descritores podem ser extremamente positivos para auxiliar a indústria na comunicação com seus clientes. “A comunicação entre as indústrias (grandes exportadoras e fornecedoras das grandes marcas mundiais), consequentemente, serve de base para as empresas que têm contato com o consumidor, para que ele possa tomar sua decisão de compra”, completa. 

Como funciona a metodologia?

Diferentemente da metodologia de avaliação do café torrado e moído, baseada em pontuações por notas, a metodologia do solúvel apresenta uma avaliação de intensidade de atributos, em uma escala de classificação das características sensoriais, que vai de zero a cinco, e uma classificação principal em três categorias: convencional, diferenciado ou de excelência. “Assim, a metodologia categoriza o solúvel e realça os seus atributos, o que é mais perceptível pelo consumidor em comparação com o sistema de notas”, afirma Aguinaldo Lima.

Foram feitas várias provas de amostras de café solúvel do Brasil e do exterior, durante o processo de desenvolvimento da metodologia. Foi identificada a intensidade dos principais atributos percebidos nas provas, como, por exemplo, notas de especiarias, nozes, chocolate, frutas, entre outras. Elencou-se 15 atributos e, de acordo com sua intensidade, cada um tem seu peso dentro da avaliação. Os dados são inseridos dentro de um sistema e este peso é calculado por meio de um algoritmo, que vai indicar qual a categoria do produto.

“As amostras analisadas mostraram diferentes produtos, mas, ao mesmo tempo, interessantes e complexos. Os cafés solúveis de excelência normalmente são mais doces e ácidos, com poucos amargos ou sem amargos, e que podem ser degustados puros”, explica Eliana Relvas. 

Também conforme ela, os diferenciados são mais complexos para descrição, pois podem conter diferentes notas, como de chocolate e especiarias, e podem ser consumidos com leite, em diferentes misturas, como drinks, ou outras bebidas geladas ou puros.

Já os convencionais são mais “potentes” no paladar, com um sabor mais forte e recomendados para o consumo com leite. Cada categoria tem a sua aplicabilidade.

Os próximos passos envolvem um curso sobre a avaliação do produto também deverá ser administrado a todas as indústrias e cadeias que trabalham com o café solúvel no Brasil. A ideia é formar profissionais para “nivelar” tanto o conhecimento dos clientes nacionais quanto dos internacionais.

Este processo de avaliação, também deverá incluir, futuramente, um selo voluntário indicando a qualidade do produto. “O projeto deve ter continuidade e a estimativa é que, a cada seis meses, seja feita uma calibração da análise das amostras, com a constante prova feita pela equipe, seja presencial ou on-line”, ressalta Eliana Relvas.

Projeto Imagem – Abics e ApexBrasil

Para prestigiar a divulgação e o lançamento da metodologia, a Abics, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza um trabalho de divulgação internacional, denominado “Projeto Imagem”. O projeto deve trazer jornalistas e formadores de opinião de importantes veículos de comunicação do exterior para participar do evento.

Ele engloba, também, a visita de líderes setoriais de organismos mundiais de café, como a National Coffee Association (NCA) e a Specialty Coffee Association (SCA), dos EUA, a All Japan Coffee Association (AJCA), a European Coffee Federation (ECF) e, ainda, o Coffee Quality Institute (CQI), entidade sem fins lucrativos que trabalha internacionalmente em projetos que visam melhorar a qualidade do café e a vida das pessoas envolvidas na sua produção.

A programação completa da Semana Internacional do Café está disponível aqui

Mais informações: www.abics.com.br

Serviço
Semana Internacional do Café
Quando: 16 a 18 de novembro
Onde: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Inscrições: https://semanainternacionaldocafe.com.br/event/sic-2022

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures