ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

No médio prazo, preços permanecerão sujeitos aos indicadores de atividade econômica

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/08/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Com o calendário global do café passando por uma fase de transição com a aproximação da safra 23/24, os preços recentemente caíram sob a influência de indicadores macroeconômicos. Em julho, por exemplo, os preços do café apresentaram uma correlação positiva com o Índice do Dólar, enquanto que, em agosto, a correlação se inverteu e intensificou. Esta semana, especialmente, os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA com vencimentos de 5 e 10 anos voltaram aos níveis de 2022, e o rendimento do título de 30 anos atingiu o nível mais alto desde 2008.

De acordo com a Analista de Café da hEDGEpoint Global Markets, Natália Gandolphi, a dinâmica reflete inquietação em relação ao pico dos aumentos das taxas do Fed, com a economia dos EUA ainda mostrando inflação resiliente, o que exigiria medidas de aperto adicionais. “A movimentação é baixista para os preços das commodities, uma vez que investidores antecipam taxas de juros mais altas pela frente e/ou aumento da demanda por títulos – ambos os quais tendem a reduzir a demanda dos especuladores por commodities – e também têm o potencial de impactar a atividade econômica”, explica.

Consequentemente, com poucas reviravoltas nos principais fundamentos do mercado de café e mais força no Índice do Dólar, os preços continuaram a cair, com o nível de 145 centavos/libra sendo um marco importante - o mais baixo desde janeiro.


Segundo a analista, apesar de uma tendência semelhante ser observada nos preços do robusta, a queda foi ligeiramente menos acentuada, com os preços do arábica caindo 12% a partir do pico do segundo semestre de 2023, enquanto o robusta caiu 9%. “Essa mudança está relacionada à contínua demanda de robusta em níveis mais elevados”, observa.

O balanço global mais apertado para o robusta também se refletiu nos estoques certificados. A última classificação aconteceu na terceira semana de julho e os estoques caíram para os níveis mais baixos desde 2014, agora mais próximos das mínimas históricas (230 mil sacas) do que dos níveis vistos no final do primeiro semestre.

Com diferenciais FOB elevados nas origens que tradicionalmente certificam o robusta, LN permanecendo acima da marca de 2500 USD/tonelada, e o mercado ainda invertido, novas certificações são raras, e, portanto, reduções podem continuar a ocorrer à medida que os participantes utilizam esses estoques de forma estratégica.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures