ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

NKG Stockler oferece suporte para implantar cafeicultura regenerativa nas propriedades

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/05/2023

3 MIN DE LEITURA

1
0

O foco no futuro sustentável vem transformando a agricultura regenerativa em uma tendência mundial. Como maior produtor de cafés do mundo, o Brasil está cada vez mais inserido neste contexto. Atenta à essa realidade, a NKG Stockler conquistou o primeiro selo Regenagri para grupos de fazendas com o manejo da cafeicultura regenerativa.

As sete fazendas certificadas neste grupo inicial estão localizadas no Cerrado Mineiro e já se utilizavam de algumas práticas regenerativas. A NKG Stockler somou conhecimento técnico para a conquista do selo regenerativo, totalizando mais de 1.400 hectares de café certificadas.

Para Isabel Cristina de Carvalho, produtora da fazenda Estrela Carvalho e uma das certificadas, a parceria veio de encontro à filosofia da família. "Encontrar parceiros que apoiam e investem na busca pelo equilíbrio do bioma é importante para a sustentabilidade do meio ambiente e também do negócio. Fauna, flora e hídrico caminhando juntos com lucratividade responsável é o anseio de toda a cadeia do café”, conta.

Rafael Gonçalves, produtor da fazenda Vicença Cafés Especiais e também certificada, ressalta a atuação da NKG Stockler no avanço sustentável da cafeicultura regenerativa na região. “Assim como eu, produtores mais jovens estão assumindo agora as fazendas da família. A presença e a experiência da NKG Stockler ao nosso lado traz confiança que estamos no melhor caminho da sustentabilidade e do valor agregado aos nossos cafés. O equilíbrio entre biomas naturais, boa produtividade e valorização do produto é o desafio e também o objetivo do manejo regenerativo na cafeicultura do Cerrado Mineiro”.

Benefícios e novos grupos

Há 12 anos a NKG Stockler criou um exclusivo setor de Sustentabilidade que apoia, informa e auxilia mais de 2.500 cafeicultores nas principais regiões produtoras do Brasil.

Para o sub-coordenador regional de Sustentabilidade da NKG Stockler, Adriano Ribeiro, a certificação requer investimentos em tempo e recursos financeiros mas garante inúmeros benefícios para o produtor. “Ainda para 2023 está prevista a inclusão de novos produtores no grupo. Mesmo o produtor que ainda não se encaixa no perfil de boas práticas regenerativas terá a oportunidade de participar. Nesse caso, o processo tende a ser mais lento e exigente no campo, mas a recompensa ambiental e o valor agregado ao café são atrativos reconhecidos pelos compradores e consumidores atuais”, afirma Ribeiro.

A NKG Stockler promove uma evolução verde e sustentável na cafeicultura do Cerrado Mineiro. No primeiro ano, a empresa fornece grande parte dos insumos orgânicos, mix variados para cobertura de solo, produtos para a correção do solo, mudas de árvores nativas e outros. Disponibiliza ainda um técnico especializado para acompanhar o manejo e a implantação dos processos na propriedade.

Segundo o sub-coordenador, em breve o projeto será implantado nas demais regiões produtoras de café do país. O produtor interessado deve entrar em contato com a NKG Stockler para mais informações.

Cafeicultura regenerativa

A cafeicultura regenerativa é um modelo sustentável de cultivo que permite restaurar a saúde dos sistemas agrícolas e minimiza impactos ambientais e socioeconômicos. Inverso aos métodos convencionais que costumam prejudicar o solo e a biodiversidade local, o cultivo regenerativo emprega técnicas que mantêm o solo saudável e vivo, aumenta a diversidade de plantas e animais no ecossistema e reduz o uso de insumos químicos, melhorando a qualidade e o rendimento dos grãos.

Segundo o gerente de Sustentabilidade da NKG Stockler, Osmar Moraes, a cafeicultura regenerativa traz benefícios econômicos exclusivos para os produtores, como o acesso a novos mercados e preços mais justos pelo café praticamente em todos os compradores globais. "A certificação também contribui para a valorização da marca e do produto, além da fidelização dos consumidores que buscam cafés produzidos de forma responsável e sustentável”.

Sobre a NKG Stockler

Fundada em 1945 na cidade de Santos (SP), a NKG Stockler é um dos maiores exportadores de café do Brasil, com volume anual de três milhões de sacas. São 12 escritórios, 5 armazéns e a capacidade de armazenamento para 1,5 milhão de sacas. A empresa faz parte do NKG - Neumann Kaffee Gruppe, principal grupo de negócios com café verde do mundo, presente em 26 países e quase seis mil clientes comerciais. Em 2021, o grupo comercializou mais de 14 milhões de sacas de cafés de altíssima qualidade.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS LEANDRO DE PAIVA FILHO

MACHADO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/05/2023

Ótimo saber que uma empresa pensa na sustentabilidade no manejo dos cafezais

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures