ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Município de Apucarana (PR) realiza entrega de 300 mil mudas de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Gradativamente, Apucarana (PR) vem aumentando a quantidade de mudas de café repassadas aos produtores. A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou nesta semana a entrega do lote deste ano, somando 300 mil mudas. O número é o dobro do que foi entregue no ano passado e, com a expansão do Horto Municipal, a quantidade deverá ser ainda maior para 2024.

De acordo com o prefeito Junior da Femac, a retomada da cafeicultura em Apucarana iniciou a partir de 2013, com a criação do Programa Terra Forte. “O Terra Forte iniciou com a fruticultura como forma de diversificar as propriedades e, na sequência, foi criado o Terra Forte Café. Começamos com 30 mil mudas, depois aumentamos para 50 mil. No ano passado repassamos 145 mil e, neste ano, atingimos 300 mil mudas”, frisa Junior.

Ele afirma que o incentivo da cafeicultura vem apresentando reflexos no Valor Bruto da Produção (VBP). “Apucarana é um dos poucos municípios em que a cultura do café apresenta um valor relevante, de R$ 50 milhões. Além de gerar rendas aos agricultores familiares, esse é um dos índices que ajudam a compor o valor da cota das transferências ao Município de recursos estaduais e federais”, reitera o prefeito.

Muitos produtores já foram nesta segunda-feira até o Horto Municipal para buscar as mudas. Manuel Silva Carvalho veio de Portugal em 1959 e, desde então, se dedicou à cultura. “O café é paixão na xícara e no bolso”, resumiu o cafeicultor, que levou 5 mil mudas para plantio na propriedade que possui na região do Bilote.

O cafeicultor João Miquelão citou a importância do café para Apucarana. “O Município foi criado em função da cafeicultura, força que fez com que a cidade crescesse e ser o que é hoje”, salienta. Ele levou mil mudas para fazer o replante de uma área que possui 12 mil pés de café.

Conforme Gerson Canuto, secretário municipal de Agricultura, o repasse atenderá cerca de 90 agricultores familiares. “Estamos repassando mudas da variedade IPR 100, que possui uma alta produtividade e sendo também resistente a doenças. O custo do milheiro é de R$ 250, o que representa um quarto do valor praticado no mercado”, compara.

Também estiveram presentes, durante o ato de entrega, os secretários municipais de Meio Ambiente, Gentil Pereira, de Assistência Social, Jossuela Pirelli e de Educação, professora Marli Fernandes.

As informações são da Prefeitura de Apucarana.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures